Sabia que o maior sapo do mundo é do tamanho de um gato doméstico?

26/06/2017 às 07:392 min de leitura

Não é todo mundo que é fã de sapos ou sente curiosidade por esses animais. Mas isso não significa que eles não possam ser interessantes! Um dos menores do mundo, por exemplo, é o Microhyla borneensis, que tem o tamanho aproximado de uma ervilha, e existe um pequenininho aqui no Brasil (do gênero Brachycephalus) que não é muito maior, medindo menos de 1 centímetro de comprimento. Mas, assim como existem sapinhos minúsculos, também há os grandalhões — e quem leva o título de maior do planeta é o Conraua goliath.

(Boredom Therapy)

Nativo da África, os Conraua goliath podem passar facilmente dos 3 quilos de peso e medir cerca de 40 centímetros de comprimento (sem contar as patas) — o que significa que esses anfíbios têm o tamanho aproximado de um gato doméstico. E não pense que, por serem imensos, esses sapos não são capazes de surpreender com seus saltos: embora se cansem com facilidade, os gigantões conseguem alcançar distâncias de mais ou menos 3 metros a cada pulo!

Gigantão

Conforme mencionamos acima, os C. goliath são nativos da África. Mais precisamente, eles podem ser encontrados em algumas regiões da Guiné Equatorial e dos Camarões, o que significa que seu habitat natural é bastante restrito. Não ajuda muito o fato de essas áreas serem usadas para a exploração de madeira — atividade que vem restringindo cada vez mais o ambiente ocupado por esses (e outros!) animais e levando à dramática queda no número de indivíduos dessa espécie de anfíbio.

(Boredom Therapy)

O acasalamento desses sapos não envolve vocalizações — já pensou na barulheira se envolvesse, considerando o tamanhão que eles têm! —, uma vez que eles não possuem saco vocal, isto é, aquela membrana de pele que se expande e amplifica os sons emitidos por esses bichos. Mas, depois de... você sabe..., as fêmeas costumam depositar seus ovos (centenas deles) na vegetação presente nos leitos dos rios.

Após o eclodir dos ovos, os girinos se alimentam da matéria orgânica presente nas águas, e a metamorfose até a forma adulta leva entre 85 e 95 dias, aproximadamente. Na fase adulta, os C. goliath se alimentam principalmente de insetos, crustáceos e peixes — e viram comida dos humanos que vivem nas proximidades de seu habitat.

(Boredom Therapy)

Pois é, caro leitor, além de os C. goliath estarem perdendo espaço no meio ambiente por conta de atividades humanas, eles são considerados uma iguaria por populações da região e servem de importante fonte de alimento para determinados grupos. Por sorte, esses sapões pararam de ser capturados na natureza para servir de animais de estimação, no entanto, eles foram incluídos na lista de animais ameaçados de extinção.

No passado, com o objetivo de aumentar o número de C. goliath, grupos conservacionistas chegaram a criar programas de reprodução em cativeiro, mas, infelizmente, não obtiveram sucesso. E o pior é que, de momento, não existe qualquer medida em vigor de proteção aos sapos, então, o risco de que eles acabem desaparecendo é real.

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Venha com a gente!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: