Ambulâncias para vacas começam a operar na Índia
592
Compartilhamentos

Ambulâncias para vacas começam a operar na Índia

Último Vídeo

Desde maio, um novo serviço de saúde está à disposição dos indianos: ambulâncias! Mas calma lá que não é bem o que você está pensando, já que o veículo não é destinado aos seres humanos, mas, sim, às vacas! O animal é sagrado para os hindus, que correspondem a 80% da população da Índia, a segunda maior do planeta.

Por enquanto, o serviço está sendo disponibilizado apenas no estado de Uttar Pradesh, na região norte do país. Quem fez o lançamento oficial foi Keshav Prasad, uma espécie de vice-governador da região; entretanto, trata-se de uma iniciativa privada que não é financiada pelo governo indiano.

Ambulâncias são operadas por voluntários de iniciativa privada

São cinco ambulâncias munidas com sirenes e equipamentos básicos de cirurgia para atender a localidade. A população pode entrar em contato com os voluntários que mantêm o serviço sempre que encontrarem alguma vaca ferida pelas ruas de Uttar Pradesh – acredita-se que o rebanho do país contenha mais de 210 milhões de cabeças.

E, já na primeira semana de funcionamento, o serviço atendeu a diversas chamadas. Ainda em maio, uma nova proposta de lei foi encaminhada ao Supremo Tribunal da Índia para que o abate das vacas seja proibido em todo o país. Atualmente, apenas 18 dos 28 estados indianos possuem leis próprias que já banem a prática. Por conta da liberação em algumas regiões, a Índia é a maior exportadora de carne vermelha do planeta, superando inclusive o Brasil, principalmente por cortes de búfalos.

Voluntários recolhem vaca ferida

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.