Com o que os cachorros sonham?

28/05/2019 às 10:001 min de leitura

Sim, os cachorros são capazes de sonhar, e um estudo realizado em 2001 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, revelou que os animais têm, sim, capacidade de entrar em sono REM com uma atividade cerebral bastante intensa.

Outros estudos utilizando dispositivos de eletroencefalograma revelaram que cachorros, especificamente, também têm uma atividade cerebral intensa quando alcançam seu estado profundo de sono. Como acontece com os seres humanos, durante o sono REM a respiração diminui e os movimentos oculares acontecem, indicando a ocorrência de sonhos.

Além disso, muitos cães se contraem durante o sono e, inclusive, chegam a latir, o que também indica que eles estão sonhando e, possivelmente, perseguindo algum tipo de alvo.

Grandes sonhadores

Assim como nós, que sonhamos com elementos do nosso cotidiano, cachorros também têm sonhos de que estão correndo, pulando ou brincando. O que se sabe, ainda, é que cachorros de menor porte tendem a sonhar muito mais do que cachorros grandes, assim como cães mais velhos sonham mais do que cães de meia idade.

Como têm grande convívio com seus donos, é possível que cachorros sonhem com eles com frequência – pode comemorar. Ainda não se sabe os detalhes desses sonhos, até mesmo porque a mente lúcida de um animal é difícil de ser interpretada. Gorilas que recebem treinamento para se comunicar por sinais, por exemplo, conseguem contar seus sonhos a seus cuidadores.

Se tudo o que você mais quer agora é observar o sono do seu cachorro, o ideal é que você espere 20 minutos depois de ele ter adormecido. Nesse ponto, é possível que os músculos dele se contraiam e que ele movimente os olhos – esses sinais são típicos de que o cachorro está entrando em sono REM e começando a sonhar.

Durante esse estágio, não atrapalhe o sono do cachorro e evite fazer barulho e tocá-lo. De qualquer forma, para a sua alegria, o mais provável mesmo é que seu cachorro sonhe que está brincando e correndo com você.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: