(Fonte da imagem: Reprodução/Binu K S)

De acordo com uma notícia publicada pela CBS News, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram que uma espécie de formiga transmite informações de maneira bastante parecida à forma como os dados são enviados através da internet.

A descoberta ocorreu quando a bióloga Deborah Gordon, estudando o comportamento de uma espécie de formiga coletora, observou que as comunidades pareciam demonstrar um determinado padrão na hora de enviar mais insetos a uma fonte específica de comida. Gordon, então, contatou Balaji Prabhakar, um especialista em estudar como os arquivos são transferidos através de redes de computadores.

Formigas internautas

Os pesquisadores descobriram que as formigas não só seguiam um padrão específico, mas que, essencialmente, se tratava do mesmo algoritmo presente no protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que controla a transferência de dados através da internet.

Segundo os cientistas, na internet os dados são transmitidos através de pacotes, com um receptor enviando um sinal cada vez que as informações são recebidas corretamente. As formigas utilizam exatamente o mesmo sistema para procurar comida, enviando mais indivíduos para a fonte cada vez que um deles retorna ao formigueiro rapidamente, tornando o processo de coleta mais rápido e eficiente.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor o comportamento das colônias de formigas, assim como apontar novas soluções para melhorar os sistemas de redes atuais.

Fontes: CBS News e Universidade de Stanford