Conheça o polvo-véu, a espécie cuja fêmea é 40 mil vezes maior que o macho
187
Compartilhamentos

Conheça o polvo-véu, a espécie cuja fêmea é 40 mil vezes maior que o macho

Último Vídeo

Você por acaso já ouviu falar do polvo-véu? Ele é uma criatura marinha bem exótica que faz parte do gênero tremoctopus, e o mais bizarro nessa espécie é a diferença de tamanho entre os gêneros: a fêmea pode chegar a 2 metros de comprimento, sendo até 40 mil vezes maior que o macho, que é minúsculo e tem apenas alguns centímetros.

O animal é conhecido também como polvo-cobertor, devido à sua aparência “esparramada”, com os tentáculos unidos por meio de um tipo de capa. Apesar do seu apelido de cobertor, esses animais vivem em regiões quentes e isoladas, sendo bem raros os momentos nos quais são vistos.

O acasalamento entre essas duas criaturas de tamanhos tão distintos se dá porque o macho tem uma estrutura parecida com um tentáculo que reserva suas células reprodutoras e é capaz de se arrastar e alcançar o manto da fêmea, onde ocorre a fertilização. Mas a lua de mel acaba com a morte do macho logo após o acasalamento, deixando a fêmea sozinha carregando cerca de 100 mil ovos.

Excêntrico

O superpequeno macho da espécie Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience

Para garantir sua defesa contra predadores, esse animal costuma arrancar os tentáculos das águas-vivas, já que não sente dor quando entra em contato com esse tipo de bicho. Então, caso alguma ameaça apareça, os pedaços de água-viva são arremessados contra o inimigo e garantem a fuga do polvo.

Para se ter uma ideia da excentricidade desse animal, não havia registros da aparição do macho até 2003, devido a seu tamanho minúsculo. Agora, porém, cientistas já conhecem melhor a sua anatomia. Assista abaixo um vídeo que mostra imagens desse lindo e colorido animal em seu cotidiano marinho. Depois, conte-nos o que achou.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.