Você sabia que os escorpiões podem viver até um ano sem comer?

24/05/2013 às 06:061 min de leitura

Os escorpiões são criaturas incríveis que, mesmo contando com um tamanho realmente muito pequeno, infligem medo e pavor na esmagadora maioria das pessoas. Teorias à parte sobre como matar os bichos ou se eles são ou não imunes ao próprio veneno, descobriu-se que os artrópodes de cauda pontiaguda têm a habilidade de se adaptar aos mais inóspitos ambientes.

A mais incrível dessas características evolucionárias dos escorpiões é a capacidade de diminuir a velocidade do processamento metabólico a fim de sobreviver em condições de pouca ou nenhuma forma de alimentação. Esses artrópodes peçonhentos por natureza possuem um órgão especial chamado hepatopâncreas, que é extremamente eficiente ao cumprir a mesma função do pâncreas nos seres humanos.

Fonte da imagem: Reprodução/TodayIfoundOutAlém disso, os escorpiões também contam com a capacidade de consumir uma quantidade incrível de alimentos em relação ao tamanho total de seu corpo. Sabe-se que uma única dessas criaturas pode comer em uma única refeição o equivalente a um terço de seu próprio peso. Por conseguinte, a soma desse largo potencial de adquirir alimentos com o poder de desaceleração metabólica faz com que esses artrópodes possam viver até 12 meses sem comer nada.

Essa peculiar maneira como o corpo do escorpião funciona também possibilita outros benefícios não encontrados em nenhuma outra espécie existente. Diferentemente dos animais que diminuem o metabolismo enquanto hibernam, os escorpiões não demonstram sinais de fraqueza e se mantêm rápidos e mortais mesmo após um longo tempo sem refeições.

Já imaginou se você conseguisse ficar um ano sem comer? Será que isso seria uma boa pedida? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: