Ratos enxergam duas vezes: seus olhos não fundem a imagem em uma

03/06/2013 às 04:031 min de leitura

Você sabia que ratos conseguem captar imagens diferentes a partir de cada olho? Como muitos mamíferos, esses bichinhos têm os olhos nas laterais de suas cabeças e, dessa forma, cada olho é responsável pela visão de um lado, sendo que essas imagens não se transformam em uma só, como acontece com nós, humanos.

Isso foi constatado depois que alguns pesquisadores do Instituto Max Planck de Cibernética Biológica de Tubinga, na Alemanha, passaram a monitorar alguns ratinhos com o uso de microcâmeras de alta velocidade. Essa observação permitiu a comprovação de que os olhos desses animais se movimentam em direções opostas, captando imagens nos planos horizontais e verticais ao mesmo tempo, sem que ocorra a fusão do que é captado pelo campo de visão desses animaizinhos.

Monitoramento

Fonte da imagem: Pixabay

Os cientistas explicaram que o método usado para se ter esse tipo de precisão incluiu o uso de câmeras de menos de um grama, acopladas às cabeças dos ratinhos para que, pela primeira vez, os movimentos super-rápidos feitos pelos olhos desses animais fossem perfeitamente captados e o campo de visão pudesse ser recriado.

Essas observações feitas de tão perto revelaram que os movimentos dos olhos dependem muito da posição da cabeça dos ratos, já que, por exemplo, quando a cabeça está apontando para baixo, os olhos se mexem para trás e, quando a cabeça fica erguida, os olhos apontam para frente. Já se o animal coloca a sua cabeça para um lado, o olho que estiver no lado mais baixo se mexe para cima, enquanto o outro olho se move para baixo.

Esses movimentos são completamente diferentes em humanos, já que nossos olhos não conseguem fazer esses tipos de proezas e são treinados a se concentrar em um único foco, sem sofrer interferências conforme os movimentos feitos por nossa cabeça. No caso dos ratos, os pesquisadores acreditam que esse sistema maluco de visão é um meio desenvolvido de autodefesa, já que esse tipo de animal tem muitos predadores.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: