9 animais 'feios' que estão correndo o risco de extinção

21/06/2013 às 04:592 min de leitura

Você já ouviu falar de um cidadão chamado Simon Watt? Não? Ele é o presidente de uma organização recém-formada chamada “Sociedade de Preservação dos Animais Feios”, em uma tradução livre. Sim, é verdade! A ideia é chamar a atenção para todos os animais em extinção, e não apenas para as bonitas tartarugas marinhas ou as coloridas araras. Existem muitos animais importantes para o nosso ecossistema – todos são – que você talvez nem saiba que existam. Confira a seguir uma lista com alguns bichinhos fora do “padrão panda de beleza” e que correm o risco de serem extintos:

Macaco-narigudo

Fonte da imagem: Reprodução/UniversoRacionalista

Pelo menos é dessa maneira que esse macaquinho simpático é conhecido, embora em seu RG você encontre o nome Nasalis larvatus. O grande e molengo nariz é útil para esses animaizinhos, pois funciona como uma câmara de ressonância que controla o som emitido pelos macacos – que geralmente são fortes demais.

Rato-toupeira-pelado

Fonte da imagem: Reprodução/Telegraph

Watt explica que esse animal apresenta uma forte resistência ao câncer e que isso ainda pode ajudar nas pesquisas para tratamentos feitos com humanos. Esse bichinho é considerado também uma das criaturas mais higiênicas da natureza, já que ele próprio constrói uma espécie de capsula em que isola suas fezes de seus ambientes de alimentação e repouso.

Sapo-do-surinã

Fonte da imagem: Reprodução/Liveinternet

Este simpático sapinho vive aqui pelas bandas da América do Sul. A fêmea desses animais carrega seus ovos presos ao dorso, o que faz com que ela pareça uma colmeia aquática.

Salamandra-gigante-da-china

Fonte da imagem: Reprodução/Daum

Watt acredita que a humanidade precisa de um mascote feio, que confronte com os bichinhos fofinhos adorados por todo o mundo. Nesse sentido, ele aposta nesse animal um pouco intimidador, afinal trata-se da maior salamandra do mundo, conhecida também por Andrias davidianus.

Ariolimax

Fonte da imagem: Reprodução/Fark

Essas lesminhas que parecem bananas podem também existir nas cores verde, branco e amarelo. O muco que produzem faz com que elas consigam se movimentar melhor e afastem alguns predadores do caminho.

Escaravelho Dung

Fonte da imagem: Reprodução/Drive2

Esse animalzinho é conhecido por carregar bolotas de fezes de outros animais com suas patas traseiras. Essas bolas, geralmente, têm o mesmo tamanho do besouro, que vive desse tipo de excremento.

Bicho-preguiça

Fonte da imagem: Reprodução/Darlaantoine

Um dos mamíferos mais lentos de todos os tempos, o bicho-preguiça é conhecido por seu carisma natural e fotogenia. É difícil acreditar que ele faça parte de uma lista de animais feios. E é triste saber que esse animalzinho que se movimenta a 0,24 km/h corre o risco de ser extinto.

Lula com dentes humanos

Fonte da imagem: Reprodução/ChinaDaily

Estamos falando da Promachoteuthis sulcus, uma lula pouco conhecida e com dentes bizarros, muito parecidos com os humanos. Você já tinha visto esse animal antes? Pois então veja bem, pois ele está prestes a deixar de existir.

Peixe australiano

Fonte da imagem: Reprodução/Mirror

Essa criatura com uma carinha de quem comeu e não gostou habita os mares da Austrália e da Tasmânia. O Psychrolutes marcidus é raramente visto, já que fica em regiões muito profundas, pois é capaz de suportar grandes pressões.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: