Por que alguns cachorros adoram beber água do vaso sanitário?

07/05/2017 às 02:002 min de leitura

Se você é do tipo que adora cachorros e passou boa parte da vida rodeado por esses animais adoráveis, deve ter flagrado em algum momento um dos bichinhos tomando água do vaso sanitário — eca! E se não flagrou, certamente sabe que existem cães que adoram fazer isso. Mas por que alguns cachorros gostam de beber água justamente dali? Afinal, esse não é o local mais limpinho, e os animais deveriam perceber isso só pelo faro!

De acordo com o site About.com, acontece que os cães são criaturas que adquirem hábitos e, uma vez descoberta a “fonte da alegria”, podemos estar certos de que eles continuarão recorrendo a ela sempre que possível. Veja a seguir alguns possíveis motivos:

1 – Cheirinho

Fonte da imagem: pixabay

Apesar de soar... nojento, a verdade é que provavelmente o vaso sanitário esteja impregnado com o seu cheirinho, e isso é um incrível atrativo para o seu cão. Além disso, os cachorros conseguem obter muitas informações através do olfato, e nada melhor do que conferir o local onde você deposita o seu aroma mais pessoal.

2 – Água fresca

Fonte da imagem: pixabay

O material do qual o vaso sanitário é feito contribui para que a água se mantenha a uma temperatura mais fresca, e as dimensões do recipiente também permitem que uma maior quantidade de líquido fique disponível para matar a sede. Afinal, compare essas características com os bebedouros dos bichinhos! Nesses recipientes, a água tende a ficar suja e “passada” mais depressa, e os materiais com os quais são feitos podem desprender odores e sabor.

3 – Qualidade

Fonte da imagem: Reprodução/import

Além de a água ser renovada a cada descarga, ela também acaba sendo oxigenada pela movimentação provocada durante esse processo, contribuindo para que a sua qualidade seja melhor do que a do bebedouro, que fica lá estagnada e, muitas vezes, cheia de fragmentos de comida, ração, grama etc.

4 – Instinto

Fonte da imagem: pixabay

Alguns especialistas especulam que o fato de alguns cães preferirem a água do vaso sanitário em vez da do bebedouro pode estar relacionado com o instinto desses animais e remeter à forma como eles evoluíram para sobreviver. É muito mais provável encontrar insetos, fungos e parasitas — como a giárdia e os coccídeos — em água estagnada do que corrente, portanto é possível que os cães estejam apenas seguindo seus instintos básicos de sobrevivência.

***

Vale lembrar que, embora alguns bichinhos realmente insistam em beber água do vaso, os produtos utilizados para a limpeza são tóxicos e podem fazer bastante mal aos nossos companheiros. Portanto, mantenha a porta do banheiro — ou a tampa do sanitário — sempre fechada, troque a água do bebedouro com frequência ou invista em um sistema que mantenha o líquido sempre limpo e fresquinho.

*Publicado em 9/8/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: