Qual é a velocidade que a língua de um camaleão alcança ao caçar?
21
Compartilhamentos

Qual é a velocidade que a língua de um camaleão alcança ao caçar?

Último Vídeo

Uma das características mais conhecidas dos camaleões, além da camuflagem, é a sua forma de caçar com a extensa língua. No entanto, qual seria a velocidade dessa ação? Dois pesquisadores holandeses conseguiram calcular essa rapidez.

Segundo eles, a língua do camaleão é capaz de se mover 26 vezes por segundo o comprimento de seu corpo. Eles descreveram dessa forma porque a potência muscular dos animais varia de acordo com o seu tamanho e tipo, isto é, a velocidade relativa.

Para você ter uma ideia, o site Quo fez um cálculo de acordo com uma espécie de camaleão encontrado na Espanha, que tem uma língua com cerca de 22 centímetros. Neste caso, usando a teoria dos holandeses, a língua do bicho é projetada a mais de 57 metros por segundo.

Vista de outra maneira, em uma fração de segundo, a sua língua é projetada uma vez e meia o comprimento do seu corpo. Nada mal, não é mesmo?

Os pesquisadores descobriram essa rapidez graças a uma câmera de alta velocidade, que mostrou ainda que não só o camaleão ataca e apreende a sua presa como também a suga. O mais surpreendente também é o mecanismo de liberação, pois o crânio do réptil tem um osso em forma de Y, de modo que a língua, apoiada por ele, dispara como um estilingue.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.