Peixe-remo gigante é encontrado no sul da Califórnia

16/10/2013 às 09:231 min de leitura

Um peixe-remo gigante (oarfish), conhecido também como serpente do mar, foi encontrado nas águas da praia de Santa Catalina, no sul da Califórnia. De acordo com o Daily Mail, foram necessárias 15 pessoas para arrastá-lo para a areia. O peixão gigante mede 5,5 metros e pesa cerca de 272 quilos.

O animal foi encontrado morto por uma mergulhadora que estava fazendo um mergulho relativamente raso a nove metros de profundidade a poucos metros da costa.  Ao encontrá-lo, Jasmine Santana o puxou pela cauda para levar aos seus colegas e provar que conheceu essa espécie lendária. Ela arrastou o peixe até a praia e depois pediu ajuda para conseguir colocá-lo para fora da água.

A imagem acima, divulgada pelo Catalina Island Marine Institute (CIMI), foi feita no último domingo dia 13 de outubro e mostra a tripulação do barco escola Tole Mour e os instrutores do CIMI segurando o peixe gigante encontrado. "Nós nunca vimos um peixe desse tamanho. O último peixe-remo que vimos não tinha nem um metro de comprimento”, disse Mark Waddington, capitão sênior do Mour Tole, navio de treinamento de vela do CIMI.

Espécie rara

A causa de tanta surpresa, além do tamanho do bicho, é porque o peixe-remo é uma espécie das águas profundas do oceano, sendo que seu habitat é de locais com 900 metros de profundidade ou mais. Além disso, as observações dessas criaturas são raras.

Segundo os mergulhadores, o peixe, aparentemente, morreu de causas naturais. As amostras de tecidos, além de vídeos produzidos após o resgate da carcaça, foram enviados para serem avaliados por biólogos da Universidade da Califórnia.

O peixe-remo pode crescer até os 15 metros, sendo considerado o maior peixe ósseo do mundo. Provavelmente, é essa a espécie responsável por algumas supostas lendas sobre serpentes marinhas contadas por pescadores e marinheiros. O peixe-remo gigante foi descoberto pela primeira vez em 1772, pelo biólogo norueguês Peter Ascanius. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: