Raro peixe narigudo é identificado no Canadá

21/11/2013 às 08:111 min de leitura

Um pescador em Nunavut (a região mais ao norte do território canadense) fez uma das capturas mais raras já registradas na região. De acordo com a CBC News, o barco de pesca navegava em algum lugar das águas gélidas do Estreito de Davis quando puxou em sua rede uma quimera de nariz comprido, que é um peixe conhecido também como Rhinochimaeridae.

Quimera do nariz comprido, que foi capturada em Nunavut Fonte da imagem: Reprodução/CBC News

O peixe de aparência esquisita é normalmente encontrado no oceano em profundidades de cerca de 1 mil a 2 mil metros. A princípio, o peixe narigudo foi confundido com o tubarão-duende, que você pode conhecer melhor acessando este outro artigo do Mega Curioso.

No entanto, depois de ser analisada por cientistas, foi constatada que a espécie era a rara quimera de nariz comprido, que dificilmente é avistada e chega a ter apenas um metro de comprimento, sendo essa uma das poucas aparições que se tem registro na região.

Peixe das profundezas

"Apenas um destes peixes já foi documentado no Estreito de Hudson. Potencialmente, se buscarmos pescar em águas mais profundas, talvez entre 1 mil e 2 mil metros, poderíamos encontrar realmente um monte deles lá. Mas nós simplesmente não sabemos", disse o pesquisador Nigel Hussey, que identificou o peixe.

A afirmação foi feita dessa forma porque devido ao habitat do animal, que é o das profundezas de escuridão total, realmente ele faz parte de algumas espécies de quimeras (alguns dos peixes mais antigos do mundo) que ainda são pouco conhecidas pela ciência.

Estas criaturas marinhas extraordinárias têm grandes barbatanas e nadadeiras, que dão a aparência de voo quando nadam. Essa é uma característica em comum que a quimera de nariz comprido tem com as arraias e os tubarões, que são distantemente relacionados. A espécie também ostenta uma espinha venenosa em sua primeira barbatana dorsal como uma defesa contra predadores.

Você pode conferir uma quimera de nariz comprido em seu ambiente natural no vídeo abaixo: 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: