Tigre versus Leão. Quem vence essa briga?

07/12/2013 às 07:192 min de leitura

O leão pode ser considerado o rei dos animais e um dos felinos mais temidos do mundo, porém não há como negar que o tigre também possui bastante majestade. Os dois fazem parte do time dos grandes gatos, formado também pelos leopardos e pelas onças-pintadas. Todos são caracterizados por serem carnívoros e bastante destemidos, porém entre o tigre o leão, qual dos dois é mais forte?

Esses dois felinos já lutaram algumas vezes no passado, especialmente em Roma, nos tempos mais gloriosos do Coliseu. Lá, os leões africanos e os tigres asiáticos batalhavam para o entretenimento dos plebeus, quase que sempre em lutas mortais. Em tempos mais modernos, os encontros dos dois grandes gatos também foram registrados em zoológicos, resultando em acontecimentos que podem traumatizar qualquer um.

Contudo, se os dois animais estivessem livres e sem qualquer tipo de intervenção dos homens, é pouco provável que brigassem para valer. Tanto o leão como o tigre possuem suas próprias características, sejam negativas ou positivas. Porém, o leão é naturalmente mais agressivo do que os tigres, muito mais acostumado com lutas do que seu parente – os tigres podem recuar se sentirem que isso é necessário, enquanto os leões dificilmente liberam suas vítimas.

Fonte da imagem: Reprodução/Live Science

Segundo o biólogo Craig Saffoe, os dois possuem quase o mesmo tamanho e o mesmo peso, então esses aspectos não trariam grande vantagem ou desvantagem para um deles – o principal fator é o comportamento. “Os leões são animais sociáveis, já os tigres não. Por isso os leões se dão melhor em lutas, pois desde crianças estão acostumados a brincar de lutar com os outros membros do seu grupo (e depois pelo controle do bando), enquanto os tigres podem passar anos sem um encontro similar”, diz Craig.

Entretanto, os ataques dos tigres são considerados mais fatais, já que eles se dirigem sempre especificamente na região do pescoço, enquanto os leões “brincam” mais com suas presas. Esse comportamento pode ser decisivo em uma luta. Por isso, se o biólogo Cragi fosse apostar, ele diria que um tigre venceria o confronto. Por outro lado, outros especialistas preferem não duvidar da supremacia dos leões. E você, acha que qual dos dois é o mais forte?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: