Caça aéreo animal: vídeo de falcão em ação parece um combate de guerra

17/01/2014 às 05:481 min de leitura

O vídeo que você está prestes a assistir foi capturado por um grupo de pesquisadores que equipou vários falcões-peregrinos com pequenas “mochilas” contendo câmeras; o objetivo era estudar o voo dessas aves durante as perseguições às presas. O resultado, como você poderá conferir, mostra uma sequência de imagens que mais se parecem com aqueles combates aéreos que estamos acostumados a ver em filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Confira:

O filme foi publicado pelo site New Scientist e, de acordo com os dados coletados pelos pesquisadores, durante os mergulhos no ar os falcões chegam a alcançar a impressionante velocidade de 322 quilômetros por hora. No caso do vídeo, as aves estavam caçando corvos e, apesar de essas manobras já terem sido bem documentadas em estudos anteriores, não existia muita informação sobre a elaborada perseguição que antecede os ataques.

Graças ao estudo, os pesquisadores conseguiram detalhar as estratégias de caça empregadas durante as perseguições dos falcões aos corvos, uma presa habitual dessas aves de rapina. Conforme explicaram, os corvos são aproximadamente do mesmo tamanho dos falcões e, quando são caçados, muitas vezes tentam voar mais depressa ou ainda realizar manobras como mudanças abruptas de direção e mergulhos inesperados.

O mais interessante é que os pesquisadores descobriram que os falcões mantinham seu campo de visão fixo em uma vítima em potencial. Além disso, eles também perceberam que os “caçadores” empregavam para isso uma técnica normalmente utilizada por marinheiros para evitar colisões com outras embarcações, o que significa que os falcões estavam sempre prontos a interceptar os corvos, voando em direção à futura localização da presa. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: