Será que o peru levanta (voo)?

31/01/2014 às 10:362 min de leitura

Perus são aves das quais nos lembramos quase exclusivamente no período das festividades natalinas. Em outras palavras, se não fossem pelos peitos de peru fatiados que são vendidos em bandejas nos supermercados ou pelos pedaços de chester — algumas pessoas insistem em achar que as duas coisas são a mesma ave —, nós só pensamos neles uma vez por ano.

E nessa única oportunidade de reflexão sobre os deliciosos animaizinhos, você já se perguntou se um peru pode voar? Assim como as galinhas (será que as galinhas voam?), os perus também são aves e contam, portanto, com atributos físicos especializados para permitir essa ação. Mas quem é que já viu um bicho desses passeado pelos céus?

Pois um cinegrafista amador gravou imagens dentro do campus da Universidade de Brandeis (em Massachusetts, nos EUA) que podem acabar com essa dúvida. Apesar de a nossa lógica primária nos dizer secretamente que os perus não podem voar, o vídeo postado no YouTube prova o contrário e demonstra como os bichos são capazes não só de flutuar pelos céus, mas também de atingir alturas elevadas.

No entanto, parece que coordenação motora não é o forte dessas aves. Vale notar que, logo após uma revoada, alguns dos bichos quase colidiram com o prédio à frente — e um menos sortudo deles acabou acertando em cheio uma das janelas. Para ser mais preciso, o peru ficou preso à grade externa de proteção do vitrô de um dos dormitórios da faculdade.

Voem, perus, voem!

“Nós precisamos ajudar aquele peru!”, diz ao fundo da gravação a voz do rapaz que estava gravando a inusitada situação. E, para a tranquilidade de quem ficou preocupado com a situação do vídeo acima, o estudante que vive no quarto afirmou que a ave se desprendeu da grade com algum custo (e com muita sujeira) e conseguiu escapar dali com extrema rapidez.

Enfim, para esclarecer de vez a situação, parece que apenas os perus selvagens conseguem alçar voos com bastante destreza e facilidade. As aves que são domesticadas ou criadas de maneira intensiva acabam tendo algum tipo de atrofia muscular, impedindo que elas possam utilizar suas asas, suas penas e seus ossos pneumáticos para subir aos céus.

Então, agora você já não vai achar tão estranho caso encontre um peru voando por aí...

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: