Conheça os incríveis peixes que escalam paredões verticais no Havaí
92
Compartilhamentos

Conheça os incríveis peixes que escalam paredões verticais no Havaí

Último Vídeo

Esqueça os peixinhos e peixões que você já viu em animações, documentários, filmes e desenhos animados. A maioria de nós, quando pensa nessas criaturas, logo imagina aqueles espécimes coloridos — e não muito ativos — que enfeitam os aquários, não é mesmo? Aliás, algo que certamente quase ninguém consegue cogitar é a ideia de que existam peixes capazes de escalar paredões de rocha verticais sozinhos.

Pois, segundo o site c|net, em uma das ilhas do Havaí existe uma espécie de peixe — o Lentipes concolor — que pode ser encontrada em cachoeiras de quase 130 metros do Parque Estadual das Cataratas Akaka capaz de escalar a parede de rocha molhada. Ainda na forma de embriões, essas criaturas vão até o Pacífico para crescer e, depois que alcançam determinado estágio de desenvolvimento, nadam de volta através de riachos de água doce em direção à cachoeira.

Lentipes concolor Fonte da imagem: Reprodução/Bishop Museum

Já na base das cataratas, os L. concolor escalam as cachoeiras usando uma estrutura localizada na parte inferior de seus corpos especialmente adaptada para que eles se mantenham “colados” na rocha por sucção. E, de acordo com c|net, esses peixes não são os únicos escaladores aquáticos da área. Outra espécie — a Sicyopterus stimpsoni — que também pode ser encontrada no Havaí e, em vez de usar ventosas na barriga, escala as cachoeiras com a boca!

Sicyopterus stimpsoni Fonte da imagem: Reprodução/Bishop Museum

No caso dos S. stimpsoni, a altura escalada supera os 90 metros de altura, e os peixes usam a mesma musculatura presente em suas bocas utilizada durante a alimentação. Só para que você tenha uma ideia, sob o ponto de vista dos humanos, a distância que esses animais percorrem — em proporção com o tamanho do corpo — seria equivalente a fazer uma maratona de quase 42 quilômetros, só que subindo e contra um constante jato de água.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.