Impressionante! Conheça dois polvos que conseguem correr no fundo do mar
304
Compartilhamentos

Impressionante! Conheça dois polvos que conseguem correr no fundo do mar

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Já parou para pensar nos animais bizarros que existem por aí? Se você reparar bem, vai ver que há mais bicho estranho nesse mundo do que você suspeitava. O espanto da vez se dá pela existência de um polvo que usa seus tentáculos como se fossem múltiplas perninhas, com as quais ele se locomove no fundo do mar.

Quando o sinal é de alerta, esses polvos são espertos e enrolam seis tentáculos ao redor do corpo para usar os outros dois para correr. Isso mesmo: correr! Estamos falando do Octopus marginatus, conhecido também como “polvo-coco”. O apelido veio de uma tática de fuga: quando precisa se esconder, esse animal busca uma casca de coco para usar como escudo.

Novidade

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScienceFonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Desde que foi descoberto, em 2005, esse animal é estudado por cientistas com muita atenção, afinal ele é o primeiro molusco capaz de realizar movimentos bípedes sem que seu corpo seja sustentado por um esqueleto interno. Além disso, ele é o primeiro animal que conta com o auxílio de instrumentos extras para se proteger – nesse caso, a casca do coco.

O Octopus marginatus não é o único polvo bípede que existe, não! Além dele, há também o Octopus aculeatus, um animal minúsculo capaz de se camuflar com os próprios tentáculos em situações de perigo e, da mesma forma que o “polvo-coco”, esse também foge com o auxílio de dois tentáculos, como você pode ver no vídeo abaixo. E aí, você já tinha ouvido falar dessas criaturinhas espertas? O que achou delas?

* Publicado originalmente em 27/02/14

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.