Sabia que os gansos são considerados excelentes 'cães' de guarda?
117
Compartilhamentos

Sabia que os gansos são considerados excelentes 'cães' de guarda?

Último Vídeo

Você se lembra da cena em Máquina Mortífera 3, na qual Mel Gibson consegue prender alguns bandidos depois de fazer amizade com um cão de guarda? Saiba que, se esses animais fossem “gansos de guarda”, as coisas poderiam ter sido bem diferentes para o personagem. De acordo com o National Geographic, os gansos são os melhores animais de guarda.

Eles possuem uma bela audição. Além disso, a visão dessa ave é incrível, não apenas quando comparada com a de cães, mas com a dos humanos também. Graças a um sensor de luz extra em seus olhos, os gansos podem ver de forma mais clara do que qualquer um de nós.

Nossos olhos possuem três sensores de cores diferentes que se combinam para criar a imagem no cérebro. As aves contam com uma quarta, que nota uma gama maior de comprimentos de onda ultravioletas que podem ser vistas. Dessa maneira, a imagem fica mais nítida e eles podem distinguir melhor o tamanho pequeno e o movimento.

Sem subornos

Os gansos também possuem um grande senso poder territorial e não têm medo de enfrentar intrusos. Ao contrário dos cães, eles não podem ser enganados com um pacote de biscoitos, por exemplo. Se você tentar distrair um ganso, ele simplesmente vai grasnar mais alto, alertando todo o bando que está por perto.  Ainda de acordo a National Geographic, alguns policiais chineses da província rural de Xinjiang utilizam essa ave para guardar as delegacias da região.

Curiosidades

  • Os gansos foram domesticados há muito tempo no Egito para servirem de guarda, alimento e suas penas serviam como o estofamento de almofadas; 
  • São animais inteligentes e podem se tornar apegados à família; Foram trazidos para a América na época da colonização dos Estados Unidos; 
  • Existem em torno de 40 raças diferentes de gansos.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.