Incrível! Conheça uma habilidosa aranha capaz de dar saltos mortais [vídeo]

08/05/2014 às 07:061 min de leitura

Uma espécie de aranha recém-descoberta acaba de ser eleita a ginasta dos aracnídeos. Isso porque os exemplares da espécie Cebrennus rechenbergi – que foi descrita na última edição do periódico Zootaxa – têm uma habilidade incrível: eles dão saltos mortais!

O vídeo – com imagens desaceleradas – mostra que o bichinho usa suas patas para criar um movimento de rolagem, parecido com cambalhotas. Como uma ginasta, essa aranha é capaz de se lançar do chão repetidamente e com muita velocidade.

Para se ter uma ideia, o Museu de História Natural Senckenberg, na Alemanha, aponta que a Cebrennus rechenbergi – que habita o deserto de Erg Chebbi, no Marrocos – é capaz de percorrer quase dois metros por segundo, que é uma maneira duas vezes mais rápida de se locomover do que se ela estivesse simplesmente caminhando.

O sistema de movimentação de suas pernas confere uma grande flexibilidade, o que faz com que a aranha tenha facilidade para subir e descer as dunas de areia, assim como se mover em terrenos planos. De acordo com o estudo, esse animal tem hábitos noturnos e vive em esconderijos tubulares feitos de seda e areia que o protegem do sol e dos predadores.

Mesmo estando segura em seu lar, a aranha precisa sair em busca de alimentos, e é aí que seus saltos mortais entram em ação. Assim, ela usa toda sua velocidade para escapar de escorpiões, outras espécies de aranhas e até mesmo de humanos.

Como pode se imaginar, dar tantos giros assim consome bastante energia e chega a ser desgastante. Dessa maneira, a aranha pode “ficar fora de combate” se ela precisar sair saltando por aí mais de 5 a 10 vezes por dia. Mesmo com essa limitação, ela ganharia fácil uma competição de ginástica entre aranhas, você não acha?!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: