Você sabe por que, no calor, os insetos voam ao redor da luz elétrica?
189
Compartilhamentos

Você sabe por que, no calor, os insetos voam ao redor da luz elétrica?

Você tem pavor ou se incomoda quando, nos dias quentes, a luz elétrica nos postes, na sua casa e em todos os lugares fica repleta daqueles bichinhos voando ao redor, batendo na lâmpada e caindo no chão? E você sabe por que é que isso acontece com esses insetos? A ciência explica.

Os insetos noturnos, em geral, (mariposas em particular) são orientados pela luz da Lua e se guiam por ela quando vão buscar seus alimentos. Ou seja: eles usam a luz do luar para saber como voltar para casa. Porém, a Lua está longe demais e qualquer interferência de luz que aparece na frente faz com que os insetos se desorientem.

Dom Escobar

"Dando vorta em vorta da lâmpida pra se esquentar"?

Isso acontece porque a luz elétrica (seja de lâmpadas, lampiões e até mesmo de telas de TVs) está muito mais próximas e brilha com muito mais intensidade em relação à luz da Lua, o que acaba confundindo os bichinhos. Quando eles se aproximam ou se afastam da luz, o ângulo em relação a ela varia bastante.

“Para tentar manter-se constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o inseto procura corrigir sua rota de voo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte (no caso, a lâmpada elétrica)”, disse a entomologista Francisca Carolina do Val.

Entendeu agora por que eles insistem em ficar rodeando sua lâmpada quando a luz está acesa? Ao contrário do que Adoniran Barbosa canta em "As Mariposa", não é para se esquentarem. Agora, nada de implicância. As pobres criaturas estão apenas tentando sobreviver, levando comida para casa.

*Publicado em 19/05/2014

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.