Teias de aranha funcionam como as guitarras da natureza

11/06/2014 às 12:512 min de leitura

Você poderia imaginar que as teias de aranha são capazes de produzir vibrações perceptíveis? Todas aquelas tramas de fios de seda tecidas pelos aracnídeos podem funcionar como verdadeiras cordas de guitarra e ter muitas utilidades, inclusive. Mas, em vez de emitir músicas para o lazer das aranhas, elas servem mesmo é para a sobrevivência dos bichos. Pelo menos é o que diz um recente estudo conduzido pela Universidade de Oxford e de Strathclyde.

A pesquisa descobriu que a seda da aranha transmite vibrações através de uma gama de frequências, mas que são apenas sentidas ou percebidas por esses animais. Quando um fio de seda é balançado como uma corda de violão, o som que faz traz informações sobre presas, companheiros para acasalar e sobre a integridade estrutural de uma teia.

Usando lasers e tiros disparados nas teias, os pesquisadores conseguiram analisar as vibrações e descobriram que as aranhas “tocam” suas construções complexas, como um instrumento de corda, para reunir informações sobre o que as cercam. Eles perceberam que os fios de seda de aranha podem ser ajustados, assim como a afinação de um violão ou guitarra.

Os resultados, publicados na revista Advanced Materials, não só revelaram mais sobre aranhas, mas também poderiam inspirar uma ampla gama de novas tecnologias, tais como pequenos sensores leves.

Som da sobrevivência

Shutterstock

“A maioria das aranhas tem má visão e depende quase exclusivamente da vibração da seda em sua teia para informação sensorial. O som de seda pode dizer que tipo de refeição está enroscado em sua teia, além das intenções e qualidade de um parceiro em potencial", disse Beth Mortimer, que liderou a pesquisa na Universidade de Oxford.

Para estudar as propriedades sonoras dos fios da aranha, os pesquisadores usaram câmeras de ultra-alta velocidade para gravar as fibras e como elas responderam ao impacto de balas. Os lasers foram usados ??para fazer medições detalhadas de até mesmo a menor das vibrações.

Opiniões dos especialistas

Dr Shira Gordon, da Universidade de Strathclyde, disse: "O fato de que as aranhas podem receber essas vibrações cada uma de suas pernas realmente exemplifica o impacto de nossas pesquisas sobre as propriedades das teias encontradas em nosso estudo".

O Professor Fritz Vollrath, da Universidade de Oxford, acrescentou: "Estes resultados demonstram ainda mais as excelentes propriedades de muitas teias de aranha, que são capazes de combinar resistência excepcional com a capacidade de transferir informação sensível. Estes são os traços que seriam muito úteis em engenharia leve para geração de sensores inteligentes”.

Já o Dr. Chris Holland, outro pesquisador que participou do estudo, explicou que as teias de aranha são bem conhecidas por suas propriedades mecânicas impressionantes, mas as propriedades vibracionais haviam sido esquecidas. "Agora descobrimos que elas também são ferramentas incríveis de comunicação. Mais uma vez, as aranhas continuam a nos impressionar em mais maneiras do que podemos imaginar", disse Chris.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: