Sabe por que os cachorros costumam cheirar uns aos outros na 'retaguarda'?
230
Compartilhamentos

Sabe por que os cachorros costumam cheirar uns aos outros na 'retaguarda'?

Último Vídeo

Todos nós sabemos que os cães têm um sentido aguçadíssimo de olfato, utilizando-o para as mais diversas finalidades como: procurar comida, reconhecer território e pessoas, caçar, procurar drogas, além até de perceber doenças nos seres humanos.

No entanto, o que mais presenciamos no uso do olfato canino, quando muitos cachorros se encontram, é aquela “cheiração” geral que eles dão nos traseiros uns dos outros. Mas, qual o objetivo disso?

De acordo com um novo vídeo da American Chemical Society, que você verá logo abaixo, os cães fazem isso para farejar informações importantes sobre o outro colega de quatro patas: o seu sexo, estado emocional, dieta e muito mais. É a chamada comunicação química, que é feita através dos odores liberados pela glândula anal que os cães possuem.  

Essas glândulas liberam secreções com substâncias produtoras de odores, como a trimetilamina e um grupo de ácidos de cadeia curta (como o acético e o propiônico). Dessa forma, esses cheiros podem ser detectados pelos outros cães, transmitindo as informações de reconhecimento citadas acima.

Você pode estar se perguntando: “Mas como o cheiro de cocô presente no bumbum dos cães não se sobrepõe aos odores da glândula?”.

A resposta é porque os cães têm um segundo sistema olfativo, que é conhecido como o órgão de Jacobson. Com o sistema deste órgão auxiliar e seus nervos, as informações das substâncias químicas detectadas vão diretamente para o cérebro do cão, sem a interferência de outros odores.

Agora, quando você observar o seu cãozinho dando aquele “conferes” olfativo no traseiro de outro cachorro, não brigue com ele, pois o bichinho pode estar apenas se comunicando.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.