Muito esperto: polvo usa casca de coco para se esconder
31
Compartilhamentos

Muito esperto: polvo usa casca de coco para se esconder

Último Vídeo

O que você faria se fosse um polvo indefeso no fundo do mar? Esse baixinho teve uma ideia muito inteligente: usar uma casca de coco para se defender. Em um vídeo gravado pela BBC para a série Life Story, o molusco captura duas metades e cria um novo tipo de escudo.

No clipe, a criatura é um Amphioctopus marginatus, mais conhecido como "polvo-do-coco". Embora pareça que o animal está sendo perseguido pelo linguado, a Drª. Jennifer Mather, professora da Universidade de Lethbridge e especialista em cognição de polvos, explica que não é o caso.

“Essa espécie não é um predador para o polvo”, diz. Ela revela que o peixe costuma seguir o molusco enquanto ele caça. Assim, o bicho pode assustar as criaturas menores enquanto o linguado as apanha.

Uma defesa natural

Como os polvos são criaturas de corpos macios e frágeis, eles são vulneráveis a diversos tipos de predadores – o que inclui peixes e alguns mamíferos marinhos. Como em mar aberto não há muito lugar para se esconder, os moluscos apanham as cascas de coco e as utilizam como proteção.

“Por si só, o uso de ferramentas não indica inteligência, uma vez que existem outras manipulações automáticas que também se encaixam nessa definição”, complementa Mather. Entretanto, ela ressalta que o animal foi muito esperto, pois conseguiu antecipar um possível ataque e se adaptou conforme as diferentes situações em que o objeto seria útil.

“O polvo que carregou a casca do coco previu que ela seria útil mais tarde, portanto ele a desenterrou e a carregou consigo até que fosse necessário”, conclui a doutora.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.