Recorde: cientistas filmam peixe a mais de 8 mil metros profundidade
108
Compartilhamentos

Recorde: cientistas filmam peixe a mais de 8 mil metros profundidade

Último Vídeo

Você já ouviu falar sobre a Trincheira Mariana? Também conhecida como "Fossa das Marianas", basicamente, se trata da parte mais profunda do oceano, localizada a 11 quilômetros de profundidade e contando com 2,5 mil quilômetros de extensão e 70 de largura — e sobre a qual você pode ler mais nesta matéria aqui do Mega Curioso. Pois esse lugar, como você deve imaginar, é extremamente difícil de se acessar, e é isso que torna a descoberta a seguir tão interessante.

De acordo com Richard Farrell do site Discovery News, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Aberdeen, da Escócia, conseguiu a proeza de capturar imagens em vídeo de um peixe nadando no coração da Trincheira Mariana. Segundo Farrell, os cientistas estavam realizando estudos no local quando o que eles acreditam ser um peixe-caracol — da família Liparidae — entrou em cena a exatamente 8.145 metros de profundidade.

Novo recordista

Essa é a maior profundidade de que se tem notícia na qual um peixe já foi flagrado perambulando, e os pesquisadores escoceses bateram o recorde do avistamento anterior em quase 500 metros. Conforme você poderá conferir no vídeo abaixo — a partir do minuto 1:40 —, o peixe-caracol parece excepcionalmente frágil, com suas enormes nadadeiras e longa cauda transparente. Veja:

Segundo Rebecca Morelle da BBC, o clipe acima mostra uma compilação de imagens capturadas durante uma expedição de 30 dias na qual os pesquisadores utilizaram equipamentos que foram enviados a profundidades entre 5 mil e 10,6 mil metros. Os animais maiores do vídeo — das famílias Macrouridae, Ophidiidae e Lotidae — habitam águas menos profundas, entre 5 mil e 6,5 mil metros.

Entre os 6,5 mil e 8 mil metros, os pesquisadores encontraram anfípodas gigantes e pequenos peixes-caracóis rosados, e só a mais de 8 mil metros o espécime recordista foi encontrado. Conforme explicaram, o bichinho não se parece com nada que eles tenham visto anteriormente, e pode se tratar de uma espécie completamente nova que habita próximo ao limite no qual os cientistas acreditam que os peixes não são mais capazes de sobreviver.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.