Recorde: cientistas filmam peixe a mais de 8 mil metros profundidade

23/12/2014 às 13:272 min de leitura

Você já ouviu falar sobre a Trincheira Mariana? Também conhecida como "Fossa das Marianas", basicamente, se trata da parte mais profunda do oceano, localizada a 11 quilômetros de profundidade e contando com 2,5 mil quilômetros de extensão e 70 de largura — e sobre a qual você pode ler mais nesta matéria aqui do Mega Curioso. Pois esse lugar, como você deve imaginar, é extremamente difícil de se acessar, e é isso que torna a descoberta a seguir tão interessante.

De acordo com Richard Farrell do site Discovery News, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Aberdeen, da Escócia, conseguiu a proeza de capturar imagens em vídeo de um peixe nadando no coração da Trincheira Mariana. Segundo Farrell, os cientistas estavam realizando estudos no local quando o que eles acreditam ser um peixe-caracol — da família Liparidae — entrou em cena a exatamente 8.145 metros de profundidade.

Novo recordista

Essa é a maior profundidade de que se tem notícia na qual um peixe já foi flagrado perambulando, e os pesquisadores escoceses bateram o recorde do avistamento anterior em quase 500 metros. Conforme você poderá conferir no vídeo abaixo — a partir do minuto 1:40 —, o peixe-caracol parece excepcionalmente frágil, com suas enormes nadadeiras e longa cauda transparente. Veja:

Segundo Rebecca Morelle da BBC, o clipe acima mostra uma compilação de imagens capturadas durante uma expedição de 30 dias na qual os pesquisadores utilizaram equipamentos que foram enviados a profundidades entre 5 mil e 10,6 mil metros. Os animais maiores do vídeo — das famílias Macrouridae, Ophidiidae e Lotidae — habitam águas menos profundas, entre 5 mil e 6,5 mil metros.

Entre os 6,5 mil e 8 mil metros, os pesquisadores encontraram anfípodas gigantes e pequenos peixes-caracóis rosados, e só a mais de 8 mil metros o espécime recordista foi encontrado. Conforme explicaram, o bichinho não se parece com nada que eles tenham visto anteriormente, e pode se tratar de uma espécie completamente nova que habita próximo ao limite no qual os cientistas acreditam que os peixes não são mais capazes de sobreviver.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: