Descoberta: lagosta gigante tinha o posto de maior animal do mundo

12/03/2015 às 11:051 min de leitura

De acordo com um estudo feito na Universidade de Yale e publicado na Nature, o posto de maior animal do mundo foi ocupado por uma lagosta, há 480 milhões de anos. Chamada de Aegirocassis benmoulae, a criatura possuía um corpo longo que chegava aos dois metros de comprimento.

Peter Van Roy, arqueologista da universidade, disse: "Quando comparada com o maior animal que viria algum tempo depois e tínhamos conhecimento, ela ainda era duas vezes maior". Segundo Roy, "essa lagosta teria transformado todos os bichos em anões na época".

De acordo com a pesquisa, quando os arqueologistas descobriram as primeiras evidências do  Aegirocassis benmoulae em 1985, eles acreditavam que seria apenas pedaços de corpos de camarões ou pepinos-do-mar. Já em 2011, as coisas começaram a mudar.

Van Roy comentou que um coletor em Marrocos, chamado Mohamed Bem Moula, sem qualquer treino arqueológico, mudou o rumo dos estudos. "Com um grande sorriso, ele chegou para mim e disse: 'Eu tenho algo para lhe mostrar'", contou Roy. Então, Moula apresentou um apêndice preservado com uma "morfologia de filtro de alimentação" muito delicada e com várias espinhas. "Foi chocante", disse.

A partir deste ponto, os pesquisadores começaram a descobrir outros aspectos físicos do animal, como "flaps ventrais", e definições para evoluções futuras. Por exemplo, como alguns artrópodes possuem hoje membros com duas ramificações.

Apesar do seu tamanho avantajado, é bom lembrar que o Aegirocassis benmoulae não foi o maior artrópode de todos os tempos — apenas há 480 milhões de anos. Este posto é ocupado pelo escorpião-marinho, que alcançava até três metros de comprimento.

Se você ficou interessado em conhecer mais detalhes científicos da descoberta, o estudo pode ser lido neste link.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: