Você sabia que insetos também sofrem por causa do stress?

30/03/2015 às 05:532 min de leitura

Um dos males da atualidade, com certeza, é o stress, que faz com que seu corpo reaja de maneira defensiva diante de situações cotidianas do trabalho, da academia, da faculdade e por aí vai. Como resultado, nos tornamos pessoas mais cansadas, irritadas e cada vez com menos paciência.

Mas será que apenas nós, seres humanos, somos capazes de sentir os sintomas do stress em nosso cotidiano? O Popular Science publicou um artigo bastante intrigante: afinal, insetos também se estressam ou essa é uma coisa que acontece apenas conosco? Você tem um palpite?

Fatores estressantes

Sim, insetos também se estressam, afinal o stress nada mais é do que uma resposta do nosso corpo às mudanças no ambiente que nos cerca. Da mesma forma como qualquer outra coisa viva, insetos reagem às mudanças ambientais, para garantir a sua sobrevivência.

Sonny Ramaswamy, que estuda o assunto, explica que insetos são organismos vivos com estruturas fisiológicas e que, por isso, também responderão biologicamente a mudanças de clima, alimentação e meio ambiente.

Semelhanças

Além do mais, insetos têm sistema nervoso central, e isso quer dizer que a resposta desses bichinhos ao stress se parece com a nossa. Quando estamos em uma situação de ameaça, a região da amígdala cerebral é ativada, e na sequência, nosso hipotálamo desencadeia uma liberação alta de hormônios, que mexem, entre outros fatores, com nosso humor.

Um desses hormônios é o cortisol, conhecido já como “hormônio do stress”. Quando essa substância é liberada, os níveis de açúcar no sangue sobem também. Além do mais, nosso corpo começa a produzir epinefrina, que você provavelmente conhece pelo nome de “adrenalina” – o aumento desse elemento faz subir o ritmo de nossos batimentos cardíacos. Dessa forma, nosso corpo se prepara para fugir ou lutar.

Já quando os insetos se sentem ameaçados, seus olhos, antenas e outros sensores enviam mensagens a seus cérebros minúsculos. Isso também desencadeia uma liberação hormonal diferente – no caso dos insetos, o hormônio liberado é a octopamina, que se parece com a epinefrina.

Hereditário

No final das contas, pode-se dizer que quase todos os insetos estão sujeitos a experimentarem situações de stress, ainda que a duração e o efeito de cada episódio varie de inseto para inseto. Importa é ressaltar que, assim como acontece com os humanos, essa liberação extra de hormônios prepara os insetos para voar ou fugir.

O pesquisador Ken Haynes, da Universidade de Kentucky, explica que essa resposta ao stress é algo que pode ser considerado hereditário, o que faz bastante sentido, considerando que o stress pode ser visto também como um mecanismo de defesa.

Alarmes

Outra curiosidade sobre o stress no mundo dos insetos é o fato de que em insetos que vivem em grupo, a resposta ao stress acontece de maneiras diferentes. No caso das formigas, dos cupins e das abelhas, por exemplo, há um mecanismo de resposta chamado de feromônios de alarme, que é uma espécie de alerta, produzido pelo corpo do inseto, mas reconhecido por todos que vivem com ele.

No caso das abelhas, esses feromônios de alarme podem desencadear uma espécie de histeria coletiva: as abelhinhas sabem que podem estar em perigo, não entendem direito o que está acontecendo, e acabam atacando qualquer pessoa ou animal que se aproxime – no momento do ataque, uma substância química é liberada, fazendo com que mais abelhas se aproximem e ataquem também. Já com os percevejos, os feromônios de alarme costumam provocar debandada e não ataque.

No caso dos insetos, pesquisadores usam inseticidas para controlar os ataques e debandadas promovidos por stress. Esses produtos têm o poder de interferir na produção hormonal desses bichinhos e, assim, acabar com o que é chamado de “praga”, no meio rural. E aí, você fazia ideia de que até mesmo essas criaturas minúsculas ficavam estressadinhas também?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: