Primeira camela clonada do mundo terá um filhote gerado naturalmente
08
Compartilhamentos

Primeira camela clonada do mundo terá um filhote gerado naturalmente

Último Vídeo

Já faz dezenove anos que o primeiro mamífero do mundo foi clonado, que resultou no nascimento da ovelha Dolly. Ela viveu de 1996 a 2003 e desde então vários outros tipos de animais foram clonados, incluindo uma fêmea de camelo, Injaz, que foi produzida a partir de células ovarianas de um exemplar abatido em 2009, nascendo de uma “mãe de aluguel”.

Injaz nasceu em oito de abril de 2009, pesando cerca de trinta quilos, depois de uma gestação sem complicações de 378 dias. Eis que agora a camela clonada, já com seis anos, está prenha e concebeu naturalmente o filhote em um cruzamento comum com um macho da espécie, provando que os animais clonados são férteis e capazes de se reproduzirem na forma natural.

Segundo o artigo do The National, Dr Nisar Wani, diretor científico do Centro de Biotecnologia Reprodutiva em Nad Al Sheba, disse que está muito feliz com o resultado: "Estamos muito animados, porque Injaz está agora grávida e esperamos ter um filhote dela no final deste ano. Ela concebeu de forma natural. Isso vai provar que camelos clonados são férteis e podem da à luz assim como os camelos nascidos de forma usual".

De acordo com o Daily Mail, o nascimento de Injaz, cujo nome significa "conquista" em árabe, causou grande excitação no meio científico em 2009 e os cientistas disseram que a clonagem poderia ajudar a preservar a genética da população de camelos.

Esses animais são valiosos nos países do Golfo Pérsico, sendo utilizados tanto para corridas quanto para transporte, além ainda da produção de leite com baixo teor de gordura. Agora é aguardar para que a gestação de Injaz saudável e que chegue o primeiro filhote de uma camela clonada.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.