Que bonitinho! Saiba por que elefantinhos gostam de chupar a tromba
13
Compartilhamentos

Que bonitinho! Saiba por que elefantinhos gostam de chupar a tromba

Último Vídeo

Em geral, os bebezinhos adoram chupar os polegares, e isso também acontece entre os elefantes. A razão é simples: conforto. Segundo o site Mother Nature Network, o ato de sucção está intrinsicamente relacionado à amamentação. Ou seja, ao sugarem a tromba – ou os dedos, no caso humano –, os filhotes ligam o processo com a mãe e a comida.

Portanto, quando um elefantinho não está sendo cuidado, ele pode chupar a tromba assim como um bebê faz com uma chupeta. Além do conforto proporcionado pelo ato, ao manusearem essa parte do corpo, as criaturas aprendem como usá-la e controlá-la. Uma vez que seus “narizes compridos” possuem mais de 50 mil músculos, não é difícil perceber o quanto deve ser complicado controlá-los.

Outra função útil de chupar a tromba é possibilitar que o filhote consiga “cheirar” melhor objetos e animais. Na verdade, eles podem sentir os feromônios um dos outros ao tocarem com o focinho em urinas e fezes, para depois levar à boca e dar uma boa fungada.

Não são só os filhotes

Embora seja mais comum encontrar bebês de elefantes que chupam a tromba, alguns bichos mais velhos também podem adotar o hábito quando ficam tristes ou nervosos – ou vai me dizer que você nunca viu um marmanjão com o dedo na boca? Abaixo, você confere um vídeo de um simpático elefantinho aprendendo a usar seu narizinho.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.