Por que os cães andam várias vezes em círculo antes de deitar?

19/09/2015 às 07:231 min de leitura

Apesar de não acontecer com todos os cães, um grande número deles tem o hábito de parar em algum lugar e andar em círculo algumas vezes antes de se deitar. Por acaso você já parou alguma vez para pensar de onde pode ter vindo esse costume peculiar? Para que possamos saber a resposta, algum cachorro vai precisar aprender a falar antes, para nos contar a história, mas existem algumas teorias bastante interessantes sobre o assunto – e que também fazem muito sentido.

Há quem sugira que esse comportamento vem desde a época em que os cães não eram nem sequer domesticados ainda. Esses animais andavam em bandos e dormiam ao ar livre, então, antes de se deitarem, eles provavelmente faziam essas “voltinhas” em um determinado ponto para amassar qualquer vegetação que pudesse incomodar durante a noite. Isso também servia para espantar qualquer inseto que pudesse mordê-los e até mesmo para evitar deitar sobre uma cobra escondida na grama, por exemplo.

Poderia também ser um hábito social entre os animais, uma vez que normalmente dentro de uma matilha de cães selvagens ou de uma alcateia – já que algumas raças descendem de lobos – os animais costumam dormir em um círculo. Deitando próximos uns aos outros, eles se mantêm mais seguros e aquecidos, mas como há uma hierarquia específica, o líder do bando escolhe onde quer dormir e os demais se deitam ao redor dele.

Outra ideia interessante é a de que, antes de se deitar para passar a noite, o cão farejasse o ar em todas as direções ao redor do local escolhido para garantir que não estivesse à mercê de algum predador. Todas são ótimas teorias, mas um mistério maior ainda é descobrir o porquê de muitos cães também fazerem isso antes de fazer as suas necessidades.

Quais outros hábitos incomuns seu cachorro de estimação tem? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: