Aprenda 5 fatos curiosos sobre as adoráveis lontras marinhas

10/10/2015 às 06:032 min de leitura

As lontras marinhas são animais extremamente carismáticos, que parecem a combinação de um furão com uma pequena foca toda coberta de pelos. Apesar de serem adoráveis, estes mamíferos aquáticos atualmente estão correndo um sério risco de se tornarem extintos, devido principalmente às redes de pesca comercial, aos grandes vazamentos de óleo no mar e aos ataques de tubarões brancos nos litorais onde vivem.

Já existem esforços de diversas entidades para tornar a atividade pesqueira mais segura para essas criaturas, o que pode fazer com que a espécie aumente novamente sua população em um futuro próximo. O Georgia Aquarium – maior aquário do mundo, localizado na cidade americana de Atlanta – tem feito sua parte para educar as pessoas a respeito das lontras e de sua importância para o meio ambiente.

A seguir você confere cinco fatos curiosos a respeito desses animais adoráveis e incríveis.

1. Isolantes térmicos ambulantes

Lontras marinhas possuem uma das pelagens mais densas de todo o reino animal. Elas têm entre 350 mil e 1 milhão de pelos por polegada quadrada de pele, e isso é necessário para que consigam suportar as frias temperaturas das águas onde nadam e caçam.

2. Caça ao tesouro

Esses animais são capazes de mergulhar a mais de 100 metros de profundidade para conseguir alimento. Ouriços do mar, vieiras, amêijoas, mexilhões e outras espécies de moluscos fazem parte do cardápio das lontras, e, se elas precisarem buscar comida a dezenas de metros da superfície da água, isso não é problema.

3. Mais do que um corpinho bonito

Além de serem carismáticas e excelentes nadadoras, elas também são extremamente inteligentes. Elas conseguem utilizar ferramentas como pedras e outros objetos para quebrar as conchas dos moluscos que comem, sendo uma das poucas espécies capazes de fazer isso fora da ordem dos primatas.

4. Fome de leão lontra

Lontras comem como se não houvesse amanhã! Elas precisam ingerir de 20 a 25% de seu peso diariamente para que possam manter a temperatura corporal alta o suficiente para resistirem ao frio das águas em que nadam. Considerando que um espécime adulto pesa em média 35 kg, é molusco que não acaba mais.

5. Controle ambiental

As lontras são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema em que vivem, pois evitam que as florestas de algas marinhas desapareçam ao se alimentarem de ouriços-do-mar. Apenas um ouriço pode devastar uma grande porção de algas em pouco tempo, mas isso é compensado pelo fato de uma lontra ser capaz de comer até 50 deles em um dia.

E então, esses animais são esplêndidos ou não?

Você conhece algum fato curioso sobre outros animais? Compartilhe seu conhecimento no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: