Por que existem diferentes formatos de pupilas?
998
Compartilhamentos

Por que existem diferentes formatos de pupilas?

Último Vídeo

Você certamente já notou como os olhos dos animais são diferentes dos nossos, mas sabe qual é o motivo para tantas variações?

Uma equipe de pesquisadores fez uma conexão entre a forma da pupila de um animal e o seu nicho. Para o estudo, foram escolhidas 214 espécies – todas terrestres – e três formas de pupilas: verticais, horizontais e redondas. Dessa forma, foi possível encontrar um padrão que liga essa parte do olho às atividades de cada grupo.

Diferentes pupilas

A publicação, que saiu na revista Science Advances, apontou que as pupilas alongadas verticalmente costumam aparecer em predadores que caçam tanto durante o dia quanto a noite. A explicação é simples: esse grupo precisa definir com precisão a distância da presa, e é essa característica ótica que facilita a caçada. 

Porém, essa regra vale apenas para animais baixos: gatos possuem pupilas verticais, enquanto grandes felinos, como leões, têm pupilas redondas.

Pupila vertical e horizontal

Aliás, as pupilas redondas costumam aparecer em animais mais altos e que perseguem as suas presas. Apesar de essa característica ajudar a estimar a distância e também na visão panorâmica, os especialistas explicam que a relação desse tipo de pupila com o grupo não é tão forte quanto nos dois outros casos.

Já as pupilas horizontais pertencem, em geral, a presas. Outro traço desse grupo é ter os olhos localizados mais para o lado da cabeça, possibilitando uma visão panorâmica e facilitando a percepção de predadores ao seu redor.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.