Aquecimento global pode estar interferindo em seu sono

13/06/2017 às 10:322 min de leitura

Algumas pessoas não acreditam que a Terra está passando por uma fase de aquecimento global, já outras estão perdendo o sono por causa disso – literalmente! Uma nova pesquisa diz que o sono de milhões de seres humanos pode estar sendo afetado pela elevação da temperatura média do planeta, principalmente à noite.

A história por trás desse estudo inusitado começou em outubro de 2015, quando uma forte onda de calor atingiu a cidade de San Diego, nos Estados Unidos. Nick Obradovich era doutorando em ciência política na Universidade da Califórnia e não conseguia dormir à noite por conta das altas temperaturas. Vários colegas também apresentavam sinais de cansaço e mau humor, e ele resolveu investigar se o aquecimento global poderia ser culpado por essa privação de sono.

Obradovich acabou integrando o time do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e faz uma análise com 765 mil norte-americanos sobre suas noites de sono. No vasto questionário, o pesquisador e sua equipe perguntaram se as pessoas tinham tido a sensação de não havia descansado o suficiente nos últimos 30 dias.

Calor atrapalha o sono

Com posse dessas respostas, a equipe do MIT cruzou os dados com informações meteorológicas para saber as variações de temperatura sofridas pelos entrevistados. Foi constatado que o acréscimo de 1 grau Celsius resultou em ao menos 3 noites mal dormidas no mês analisado.

No verão, essas incidências são ainda maiores, afetando principalmente pessoas com mais de 65 anos de idade ou as que ganham menos de 50 mil dólares por ano – as mais velhas por mudanças corporais naturais e as mais “pobres” por não possuírem aparelhos de ar-condicionado.

Com base nessas conclusões e em previsões da NASA para o aquecimento global, os pesquisadores do MIT chegaram à conclusão que, a cada 30 dias, poderemos ter 6 noites mal dormidas por volta do ano 2050 e alarmante 14 noites de sono ruim em 2099. E como uma boa noite de descanso é primordial para a saúde humana, já podemos pensar no impacto que o aquecimento global também terá nesse quesito.

Não vale apelar

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: