Envelhecimento de ratos é revertido em laboratório
24

Envelhecimento de ratos é revertido em laboratório

Último Vídeo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiram rejuvenescer algumas células de ratos, segundo um estudo publicado na revista Cell Reports. A equipe infundiu células-tronco no sangue de ratos velhos com um gene de longevidade, aumentando o potencial de recuperação das células em questão.

O estudo descobriu ainda que a proteína SIRT3, da classe das sirtuínas, desempenha um papel importante no auxílio às células-tronco de sangue com relação ao combate ao estresse. “Nosso estudo é o primeiro que demonstrou que as sirtuínas podem reverter a degeneração vinculada com o envelhecimento”, destacou Danica Chen, principal pesquisadora do estudo.

O experimento abre novos caminhos para o desenvolvimento de tratamentos para as doenças degenerativas relacionadas ao avanço da idade. “Uma mutação do gene pode levar a uma extensão do período de vida”, completa a pesquisadora. A expectativa dos estudiosos agora é entender o processo de envelhecimento em um grau suficiente de forma que seja possível desenvolver uma “fonte molecular da juventude”.