Plantas e abelhas usam sinais elétricos para se comunicar
08
Compartilhamentos

Plantas e abelhas usam sinais elétricos para se comunicar

Último Vídeo

Recebemos, a cada dia, novidades da ciência que parecem ter saído dos filmes mais mirabolantes de Hollywood. Desta vez, a notícia é bastante surpreendente: flores e abelhas se comunicam por meio de campos magnéticos. De acordo com o estudo conduzido pelos cientistas Dominic Clarke e Heather Whitney, da Universidade de Bristol, com base na leitura dessa eletricidade as abelhas podem até mesmo saber quais flores foram visitadas recentemente por uma de suas colegas de trabalho.

As novas descobertas acabam com a ideia de que as abelhas era atraídas apenas pelas cores e cheio das flores. É como se, além disso, as flores também emitissem sinais elétricos que indicam como está a produção de pólen e néctar. Em entrevista para a National Geographic, o líder da pesquisa, Daniel Robert, explicou que “a coevolução entre flores e abelhas possui uma longa e benéfica história, então talvez não seja assim tão surpreendente o fato de que estamos descobrindo, ainda hoje, o quão sofisticada é a comunicação entre elas”.

O estudo foi conduzido com a criação de “e-flores”, ou seja, flores artificiais e carregadas eletricamente para testar a percepção das abelhas. Por enquanto, os cientistas não sabem ao certo como os insetos são capazes de identificar esses sinais elétricos, mas os testes comprovaram que essa característica possui papel decisivo no processo de polinização.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.