Galos sabem de verdade a hora certa

26/03/2013 às 12:511 min de leitura

São muitos os mistérios da vida, e um dos que tiram o sono de muita gente diz respeito ao cantar do galo pela manhã: será que a ave canta porque sabe as horas ou simplesmente reage a um estímulo ambiental, como a luz do sol que começa a nascer?

De acordo com um estudo publicado no dia 18 de março pelo periódico científico Current Biology, os galos cantam no horário certo mesmo que estejam um ambiente iluminado constantemente. Para chegar a esse resultado, a equipe do pesquisador Takashi Yoshimura, da Universidade de Nagoya, analisou 40 galos confinados em um ambiente com iluminação artificial.

Mesmo sob essas condições, as aves continuaram cantando em diversos momentos do dia, mas a ação se tornava muito mais forte durante o amanhecer. Isso sugere que essa espécie de ave também possui um “relógio interno” — conhecido cientificamente como ciclo circadiano — que conduz esse tipo de comportamento, sendo que os estímulos externos possuem pouquíssima influência.

Por que a galinha tem essa voz?

Agora, a equipe planeja direcionar seus esforços para solucionar outro mistério pertinente: por que os animais emitem os sons específicos de sua espécie ou, em outras palavras, por que é que gato faz “miau” e cachorro faz “au-au”.

E não precisa pedir: assim que soubermos de alguma novidade sobre o estudo, publicaremos notícias no Mega Curioso. Afinal, nós também não aguentamos mais esperar a resposta.