Já é possível identificar as aranhas só pelo formato de suas teias
23
Compartilhamentos

Já é possível identificar as aranhas só pelo formato de suas teias

Último Vídeo

Pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha, desenvolveram algoritmos capazes de identificar espécies de diferentes aracnídeos com base nos desenhos das teias desses pequenos artrópodes. Esses algoritmos facilitam a catalogação e a verificação das espécies em determinadas áreas, descomplicando o trabalho de biólogos e cientistas.

Segundo os pesquisadores, as teias das aranhas são como nossas digitais: assim como é possível identificar alguém pelas impressões digitais, é possível identificar as espécies de aranhas pelo formato de suas teias. O software desenvolvido pelos espanhóis captura por meio de fotos as principais características das estruturas de seda e as compara com um banco de dados interno, exibindo as espécies equivalentes com uma exatidão de 99,96%.

Esse software é o primeiro passo para o desenvolvimento de possíveis algoritmos capazes de identificar construções de pequenas estruturas, como ninhos, cupinzeiros e colmeias, criadas por outros tipos de animais.

Fonte da imagem: Reprodução/ScienceDirect

Imagine se também fosse desenvolvido um app, semelhante ao popular QR Code, capaz de identificar quais são aranhas mais venenosas e perigosas; isso com certeza pouparia muitos gritos e ataques de pânico por aí.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.