As 6 águas-vivas mais belas e incríveis do mundo

27/08/2013 às 08:592 min de leitura

Os oceanos são repletos de criaturas fascinantes porém ameaçadoras, que passeiam pelas águas exibindo estruturas incríveis. Alguns desses seres marinhos são águas-vivas de extrema beleza, e muitas delas não causam apenas queimaduras, sendo que elas podem até matar. Confira abaixo 6 águas-vivas belas e incríveis.

1 – Caravela portuguesa

Fonte da imagem: Reprodução/Quo

Esta água-viva é conhecida como caravela portuguesa nas águas do Mediterrâneo e como “garrafa azul” na Austrália, sendo que ela vive flutuando na superfície dos mares. A Physalia utriculus é, na verdade, formada por uma colônia de organismos, que contêm tentáculos longos e que liberam substâncias urticantes. Por isso, se você avistar uma dessas, é bom ficar bem longe, pois um tentáculo dela pode medir até 10 metros.

2 – Medusa mortal

Fonte da imagem: Reprodução/Quo

A medusa da mitologia era vaidosa, tinha serpentes no lugar dos cabelos e matava as suas vítimas apenas com um olhar petrificante. Assim como a criatura lendária, a medusa Pelagia colorata é fascinante  e  enfeitiça com seus movimentos. Mas, traiçoeiramente, ela pode matar com o seu “cabelo flutuante”. A sua bela coloração avermelhada se dá pela presença de carotenoides na sua dieta baseada em zooplânctons, além de pequenos peixes e crustáceos.

3 – Soberana dos mares

Fonte da imagem: Reprodução/Flickr

Considerada a maior espécie de água-viva, a Cyanea capillata — conhecida como Juba de Leão ou Medusa de Fogo — tem a cobertura que pode chegar a quase três metros de diâmetro e tentáculos que podem ter comprimento de até 30 metros. Seu habitat varia desde o México até o Ártico. Apesar de bonita e de visual incrível, essa soberana dos mares é bastante temida, pois seu veneno é altamente tóxico. Se por acaso uma hélice de um barco ou um predador arrancar um de seus tentáculos, ele mantém suas células venenosas ativas por meses.

4 – Suave veneno

Fonte da imagem: Reprodução/Quo

Uma das mais comuns por aí, a medusa-da-lua Aurelia aurita povoa as águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. No entanto, o seu veneno não chega a causar grandes estragos, não sendo suficiente para queimar ou matar humanos. Na Ásia, particularmente na China e na Indonésia, ela é utilizada como alimento, sendo que a forma mais comum de consumi-la é cozida e marinada em óleo de gergelim.

5 – A senhora dos anéis

Fonte da imagem: Reprodução/Real Monstrosities

A estrutura da Cephea é surpreendente. O anel azul em torno dela é a estrutura muscular através da qual ela se move. Ela abre este anel enquanto absorve o líquido de sua boca e, em seguida, a água é expulsa e direcionada para o mesmo lugar, caindo no anel para avançar. A bela não tem veneno mortal, mas pode causar alergias na pele se você encostar em seus tentáculos.

6 – Ônibus aquático

Fonte da imagem: Reprodução/Quo

Devido à sua facilidade de viajar pelos mares, a medusa Chrysaora fuscescens acaba sendo usada por alguns tipos de crustáceos como um meio de transporte para chegar à costa sem qualquer esforço. Esta espécie vive no Pacífico e seus tentáculos podem chegar a mais de quatro metros de extensão. Seu veneno é irritante para os humanos, mas não chega a ser perigoso. 

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: