(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

De acordo com uma notícia publicada pela BBC, arqueólogos britânicos parecem ter encontrado a ossada do Rei Ricardo III — um dos mais populares e controversos da história do Reino Unido —, que morreu durante uma batalha em 1485.

Ricardo III foi o último rei da dinastia York e foi derrotado durante a batalha de Bosworth, dando lugar ao início da dinastia Tudor. Como inimigo derrotado, o monarca recebeu um funeral bem discreto, sendo enterrado em um mosteiro franciscano. A descoberta dos ossos aconteceu durante escavações realizadas em um estacionamento da cidade de Leicester, local no qual os pesquisadores encontraram escombros de uma antiga igreja.

Meu reino por um cavalo!

Segundo relatos da época, o Rei Ricardo teria sido derrubado de seu cavalo e morto por um forte golpe na cabeça — “Meu reino por um cavalo!”, de Shakespeare, lembra? —, além de sofrer de um severo desvio na coluna conhecido como escoliose, que daria a impressão de que o monarca tinha um ombro mais alto do que o outro.

Efetivamente, o esqueleto encontrado pelos arqueólogos mostra sinais de ferimentos graves no crânio, além de apresentar uma ponta de flecha de ferro alojada próximo à região da coluna vertebral. Além disso, análises preliminares realizadas pelos pesquisadores revelaram que o homem encontrado também sofria de escoliose.

Os arqueólogos devem comparar o DNA coletado na ossada com o de amostras obtidas dos descendentes de Ricardo para poder confirmar a identidade do esqueleto, em um processo que deve levar aproximadamente 12 semanas.

Fonte: BBC