Ciência
01/08/2013 às 10:08•1 min de leitura
Algumas regiões da China estão enfrentando uma grande onda de calor nos últimos dias. Na cidade de Shanghai, por exemplo, a temperatura chegou aos 40,6 graus – a maior já registrada no local –, naquele que é o mês de julho mais quente dos últimos 140 anos.
Após várias pessoas terem falecido por conta dos efeitos da alta temperatura, o governo do país passou a divulgar um alerta nacional para os perigos causados pelo calor. Nos meios de comunicação, o Estado sugere aos cidadãos que evitem realizar atividades ao ar livre. Já na província de Zheijang, o governo utilizou técnicas para criar nuvens artificialmente para aliviar a seca na região.
Cozinha ao ar livre
Para demonstrar os efeitos do calor, jornalistas chineses chegaram a testá-lo ao jogar em um piso de mármore um pouco de água – que evaporou em fração de segundos. No mesmo piso, a equipe conseguiu também fritar um pedaço de carne de porco em apenas dez minutos, ao mesmo tempo em que derreteram parte de uma vela.
A população parece ter gostado da ideia e começou a fritar outros tipos de alimento no chão, compartilhando as fotos dos resultados na rede social Sina Weibo. Entre outras brincadeiras dos internautas chineses, circula também uma montagem da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, em uma versão de cabelo curto para escapar do calor.
De acordo com o Serviço Meteorológico da China, as regiões afetadas pelas temperaturas acima dos 35 graus devem se estender pela próxima semana.