Ciência
02/08/2018 às 02:00•1 min de leitura
Sabemos que as pessoas podem ter um paladar bastante peculiar, mas ninguém que eu conheço chega perto dos hábitos alimentares do geólogo e paleontólogo inglês William Buckland. Tendo vivido entre os anos de 1784 e 1856 e estudado na Universidade de Oxford, o cientista cultivava um passatempo bastante peculiar: comer de tudo.
Isso mesmo! Qualquer coisa que fosse considerada comestível poderia muito bem entrar para o menu de William Buckland. Por esse motivo, algumas fontes apontam que ele provou porco-espinho assado e avestruz em conserva, e até mesmo golfinhos, cachorros, jacarés e panteras haviam passado por sua mesa. Mas tudo indica que o que o cientista adorava mesmo era saborear ratos com torradas.
O cientista William Buckland. Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
Hoje em dia, William Buckland é reconhecido por suas contribuições à geologia e à teologia, mas é difícil não ressaltar um dos feitos mais bizarros da história desse cientista maluco.
A história conta que, em uma visita ao Lord Harcourt, arcebispo de York, o cientista se deparou com um coração que supostamente teria pertencido ao Rei Luís XIV e teria sido roubado de sua cova durante a Revolução Francesa. O órgão, que estava preservado e fazia parte da coleção do arcebispo, foi rapidamente agarrado por Buckland, que devorou o coração e ainda comentou que, mesmo tendo comido muitas coisas estranhas, era a primeira vez que experimentava o coração de um rei.
Outras fontes apontam que o cientista teria sido apenas convidado a provar um pedaço do coração e acabou engolindo-o acidentalmente. Mas, considerando as peculiaridades da dieta de Buckland, não é difícil de imaginar que ele teria atacado a iguaria da mesma maneira que fazia com seus adorados ratinhos.
*Publicado originalmente em 18/11/2013.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!