Bizarro: ninguém sabe a origem de símbolos nas estepes do Cazaquistão

06/11/2015 às 14:492 min de leitura

Em 2007, um satélite registrou imagens das estepes do Cazaquistão, revelando uma série de símbolos feitos com a utilização de montes de terra. Arqueologistas do mundo inteiro voltaram sua atenção para descobrir a origem dos gigantescos geoglifos, mas, até agora, ninguém sabe explicar ao certo como eles surgiram.

Foi por isso que a NASA resolveu, recentemente, tirar novas fotos das figuras – mas admitiu também que os cientistas não avançaram muito na solução do mistério. Por enquanto, o que se sabe é que elas foram feitas há mais ou menos 8 mil anos.

Os geoglifos são dispostos em diversas formas, como quadrados, linhas, anéis e uma mais elaborada, que parece ser uma suástica rudimentar, com "braços" que se entrelaçam em sentido anti-horário.

Descoberta feita pelo Google Earth

Os quase 260 símbolos foram encontrados por Dmitriy Dey, economista e entusiasta de arqueologia, através do aplicativo Google Earth. O interesse surgiu depois que ele viu um documentário falando sobre pirâmides e tumbas. "Existem pirâmides no mundo todo, deve haver alguma no Cazaquistão também", pensou.

Foi aí que a busca começou, e, em vez de estruturas antigas altas, Dey encontrou as enormes figuras nas estepes do país. A maior delas, um imenso quadrado cruzado por duas linhas diagonais, o Ushtogay Square, foi feita com 101 montes de terra e cobre uma área de quase 2 quilômetros. A princípio, o entusiasta achou que se tratava dos resquícios de uma base militar soviética, mas acabou encontrando os demais símbolos.

Dey especula que algumas estruturas foram construídas para estudar o movimento do sol, como se fossem observatórios horizontais, já que é difícil acreditar que as civilizações de 8 mil anos atrás tivessem acesso a algum meio de ver a Terra pelo ar.

Nesse período, o Cazaquistão era habitado por tribos nômades – e os pesquisadores acreditam que elas não eram tão sofisticadas assim para elaborar os grandes símbolos, por isso a origem deles ainda é desconhecida.

No início, muitos pesquisadores acharam que se tratava de mais um hoax criado na internet – e foi esse o principal motivo para que as investigações a respeito da origem das figuras demorassem para acontecer. No entanto, agora foi a NASA que resolveu se comprometer com causa, após anunciar sua participação nos estudos há duas semanas.

A agência especial norte-americana divulgou imagens nítidas das figuras, o que pode mobilizar mais pesquisadores e arqueologistas para ajudar na solução do mistério. Outro esforço imenso está sendo feito junto à UNESCO para preservar a região onde estão os geoglifos.

Um deles, inclusive, já foi substancialmente danificado em função da construção de uma rodovia, mostrando que a proteção não é apenas um capricho, e sim uma necessidade.

O princípio da sociedade civilizada?

Segundo Persis Clarkson, arqueologista da Universidade de Winnipeg, as descobertas relacionadas aos símbolos do Cazaquistão podem fazer com que a comunidade tenha que repensar a forma como são encarados o progresso e a natureza das organizações humanas como uma sociedade civilizada.

Não há qualquer indício, no entanto, que suporte a teoria dos observatórios horizontais, então existe a possibilidade de que os símbolos pudessem ser utilizados como forma de arte, comunicação ou até mesmo como parte de algum ritual.

Ciente da importância histórica dos geoglifos, a NASA está utilizando o DigitalGlobe, um satélite de um de seus parceiros, para fazer registros mais detalhados das estruturas. Os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional também foram instruídos a tirar fotos da região.

Com o crescente interesse na região, é de se esperar que mais informações surjam em breve. Até lá, você pode conferir uma apresentação (em inglês) feita por Dimitriy Dey falando um pouco mais sobre as figuras.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: