Hakuna Matata 2! Vila africana se delicia com hambúrgueres de insetos

23/07/2015 às 08:542 min de leitura

Aqui no Mega Curioso, nós noticiamos, há algumas semanas, o “milk-shake de grilo” desenvolvido por uma rede de lanchonetes americana. Pois bem, e se pra acompanhar esta iguaria você pudesse optar por um bem passado “hambúrguer de mosquito”? Calma, não é mais uma invenção maluca de uma rede de fast-food, mas sim uma riquíssima opção nutricional de comunidades no entorno do Lago Vitória, na África.

Na verdade, além de uma opção nutricional, a matéria-prima do hambúrguer é um problema para a população da região. Isso porque trilhões de pequenos mosquitos invadem o local, todos os anos, formando enxames tão grandes e densos que as pessoas podem acabar se enroscando e até morrendo afogadas por eles. Milhares de pássaros migram para essa região nas épocas de maior incidência dos insetos, porém as aves e até os predadores naturais, não conseguem consumir todos por causa da enorme quantidade em que eles aparecem.

Cada hambúrguer contém aproximadamente 500 mil insetos compactados

Por isso, uma alternativa elaborada pelas pessoas que moram ao redor do lago foi converter milhares de insetos, compactando-os, como hambúrgueres e fritando para comer. Surpreendentemente, o hambúrguer de mosquito, assim como o “milk-shake de grilo”, se revela uma opção nutricional muito rica, com até sete vezes mais proteínas do que um hambúrguer de carne comum.

Para capturar os mosquitos não é difícil, dado o fato de que praticamente não há espaços livres de insetos no ar quando os enxames chegam.  E uma enorme quantidade de membros das comunidades utiliza panelas e potes simples, agitando pelos ares, fazendo com que os mosquitos acabem presos aos recipientes usados na caçada. Depois da captura, os hambúrgueres de mosquitos são moldados em pequenos círculos escuros e fritos de maneira convencional, em óleo e numa chapa quente.

A fritura não tem segredo: em óleo e com uma chapa quente

Para se ter (ou se perder) noção, até da quantidade de insetos que invade a região, cada hambúrguer desse (imagem), contém cerca de 500 mil mosquitos compactados. Um visitante da página Oddity Central contou que já provou hambúrgueres de insetos em Moçambique e que eles não possuem gosto nenhum. De acordo com o site, cada comunidade possui sua própria receita para o hambúrguer, entretanto, quando preparados, todos se parecem com bolos quentes.

O vídeo abaixo é uma reportagem sobre o hábito da comunidade no YouTube. Eles está em inglês, mas caso você não entenda, as imagens retratadas falam por si só.

E aí, caro leitor, teria coragem (e estômago) pra provar o hambúrguer de mosquito? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: