Por que jogos como Paciência, FreeCell e Copas fazem parte do Windows?

13/07/2017 às 07:422 min de leitura

Se você já passou longos períodos da sua vida se divertindo com algum dos joguinhos de cartas que fazem parte dos programas do Windows, se já ficou tentando bater seus próprios recordes em Paciência, Copas ou FreeCell, você não está sozinho.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que esses jogos não foram inseridos entre os programas do Windows para nosso entretenimento. O primeiro computador que teve Paciência como parte do pacote foi o Windows 3.0 em 1990.

Jogos de cartas são populares há séculos – a Paciência, por exemplo, foi inventada no final dos anos de 1700 –, mas suas versões digitais não foram colocadas nos computadores para que nos divertíssemos. Na verdade, a ideia era ajudar as pessoas a lidarem melhor com o mouse do computador, só que de uma maneira lúdica.

Didático

O jogo de Paciência passou a fazer parte do computadores do Windows para que os usuários aprendessem a lidar com os comandos do mouse, tanto em questão de movimentos como de cliques. A coisa deu tão certo que acabamos criando uma geração apaixonada por esses joguinhos.

Outro jogo incluído no Windows com o mesmo propósito foi o Campo Minado, que começou a fazer parte do sistema em 1992, para nos mostrar a diferença entre clicar nos botões direito e no esquerdo do mouse e também para nos deixar mais ágeis na hora do manuseio.

O FreeCell, incluído no Windows 3.1, também teve uma função específica por trás de seu lançamento. O joguinho foi feito para testar sistemas de software do Windows, e todos os usuários estavam ajudando a empresa quando jogavam.

Os jogos ficaram disponíveis por muito tempo simplesmente porque fizeram sucesso, e sempre que a Microsoft tentou remover algum deles, acabou recebendo muitas reclamações. Em 2012, no entanto, o Windows 8 foi lançado sem os jogos, e quem quisesse poderia baixar tanto a coleção de jogos de cartas quanto o Campo Minado, pagando extra para não ter anúncios.

O Windows 10 trouxe, de novo, a Paciência em seu pacote, e se você procurar os outros jogos, vai ser direcionado para a Windows Store, para baixar versões recentes.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: