Hoje é o Dia dos Avós! Você conhece a origem dessa celebração?

26/07/2013 às 09:572 min de leitura

Hoje é dia 26 de julho, data em que se comemora o Dia dos Avós. Mas você sabe a razão dessa celebração? Os avós são os pais de nossos pais e de nossas mães, o que significa que cada pessoa tem um casal de avós maternos e outro de paternos. Portanto, em relação aos netos, é como se eles fossem pais pela segunda vez.

De acordo com a tradição brasileira, o surgimento desta tem relação com as comemorações cristãs dos dias de Santa Ana e São Joaquim, que foram os pais de Maria e, na sequência, os avós de Jesus Cristo. De acordo com o site Brasil Escola, existem pouquíssimo registros históricos sobre eles, sendo que o Evangelho de Tiago menciona que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde o casal de avós de Cristo foi enterrado.

Outra vertente para a origem dessa data fala em um dia criado especialmente para homenagear os membros mais velhos da família, mas não com presentes ou cartões de felicitação e flores. De acordo com o Legacy Project, nos EUA, o Dia dos Avós é comemorado todos os anos, no primeiro domingo após o “Labor Day” (que é o equivalente ao Dia do Trabalho americano, celebrado na primeira segunda-feira de setembro).

Assim, nos EUA, essa data teve origem na década de 1970, firmada pelo presidente Jimmy Carter em homenagem a Marian McQuade. Essa senhora foi casada com seu marido Joseph L. McQuade por mais de 60 anos, com quem teve 15 filhos, 43 netos, 10 bisnetos e “apenas” um trineto. A intenção por trás da criação desta data é educar os mais novos sobre a importância das realizações das pessoas mais antigas no decorrer da história.

Presentes?

Em vez de comprar alguma bugiganga para seus avós, talvez seja muito mais importante passar um tempo com eles, conversando e ouvindo o que eles têm a dizer. Sempre é válido dedicar um tempo aos mais experientes, principalmente para dar atenção a eles e, quem sabe, ouvir algumas histórias da época em que eles eram jovens.

Feliz daqueles que têm (ou tiveram) avós! Se você é vovô ou vovó, então, tenha um feliz Dia dos Avós!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: