Conheça a região de Salton Sea, o paraíso que virou uma terra devastada

31/01/2014 às 14:252 min de leitura

A história da maior praia da Califórnia, a Salton Sea Beach, representa um verdadeiro conto de terror. Em seu passado, era possível presenciar muitos norte-americanos apreciando as belas praias banhadas por águas cristalinas.

Se antes a areia da praia era um local de festas entre jovens e encontros de famílias nas décadas de 50 e 60, hoje é o lar de milhões de peixes mortos que dominaram a área. Na verdade, o que se encontra no chão são ossos pulverizados de peixes que morreram ali. Por qual motivo? Bem, precisamos entender primeiro como o chamado “milagre do deserto” surgiu.

Salton Sea emergiu através de um acidente que aconteceu em 1905, nos Estados Unidos, quando a irrigação de um canal do rio Colorado foi destruída depois de fortes tempestades e milhões de litros de água tomaram a área californiana. 

(Fonte da imagem: mst7022)

Celebridades da época eram encontradas com frequência na região. Os corretores imobiliários simplesmente sobrevoavam o local para convencer os possíveis compradores – e convenciam – sem ao menos ter mostrado a casa por dentro. Difícil acreditar, né?

Como o paraíso era composto por um lago artificial, era bem provável que a diversão tivesse data de validade. Sem possuir uma entrada ou uma saída que permitisse o fluxo da água, ela acabou absorvendo o sal, os pesticidas e fertilizantes que eram utilizados pelos agricultores na região.

Na década de 70, todos os componentes que dominaram a água acabaram resultando na morte de milhões de peixes. Seres humanos não podiam permanecer em suas residências correndo o risco de intoxicações fatais. Em um piscar de olhos, o paraíso californiano tornou-se um cenário pós-apocalíptico digno de roteiro hollywoodiano. 

(Fonte da imagem: Vice)

Atualmente, Salton Sea é visitado somente por pessoas em busca de cenas para os seus projetos visuais. De acordo com um documentário feito pela BBC, a pior parte não é a água ou a terra, mas o material que se encontra na parte inferior do lago.

Caso a região fique seca, é possível que sejam formadas nuvens tóxicas de poeira capazes de atingir o Sul da Califórnia. Esperamos que isso nunca aconteça. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: