Trabalhar menos pode ser solução para reduzir aquecimento global

08/02/2013 às 08:132 min de leitura

Agora, você tem uma desculpa para quando não estiver produzindo bem no trabalho: basta dizer que, com isso, sua atitude leva em conta uma preocupação ambiental de minimizar os efeitos do aquecimento global. Pelo menos é o que indica o estudo divulgado na última segunda-feira (04) pelo Centro de Política e Pesquisa Econômica (CEPR) da Europa.

Segundo o artigo divulgado, se o mundo tivesse uma rotina mais “europeia”, com menos tempo de trabalho e mais horas de folga, seríamos capazes de baixar pela metade a estimativa do aumento de temperatura que o planeta deve sofrer até o ano de 2100. A pesquisa também usa como base outro estudo publicado em 2012, que mostrava como uma carga horária menor ajudaria a reduzir os níveis de emissão de carbono.

Em entrevista para o site U.S. News, o economista e autor da pesquisa, David Rosnick, declarou que “a relação entre menos trabalho e menor emissão é complexa e pode não estar totalmente clara, mas é compreensível que, ao baixar os níveis de consumo, reduziríamos também a emissão de gases do efeito estufa”.

Falhas e controvérsias

Segundo o estudioso, à medida que cresce a economia de países em desenvolvimento, essas nações possuem pelo menos duas escolhas a seguir: podem optar por uma rotina de trabalho “europeia”, como já explicado acima, ou “americana”, que possui menos tempo de folga e pelo menos 40 horas de trabalho por semana.

Obviamente, escolher entre um ou outro modelo não é fácil e gera muita controvérsia. Se o padrão europeu fosse adotado, por exemplo, seria necessário estar disposto a ganhar menos para ter mais tempo livre. Em um dos casos sugeridos pelo estudo, para prevenir o aumento de 1,3 ºC na temperatura global, por exemplo, os americanos passariam a trabalhar 0,5% menos a cada ano, iniciando com uma redução de 10 horas já em 2013.

O autor também admite que há falhas em sua análise, visto que ela não leva em consideração o trabalho remoto, por exemplo, que já tem colaborado para a redução do uso de meios de transporte e tende a ser uma tendência cada vez maior. Além disso, também não adiantaria muito trabalhar menos horas no escritório e abusar durante a folga: “Se as pessoas estão de férias, elas não estão se locomovendo para trabalhar, mas, em compensação, elas podem estar planejando viajar de avião”, comenta Rosnick.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: