5 empresas que eram gigantes e hoje quase não existem mais [vídeo]

10/07/2015 às 06:532 min de leitura

Não é porque uma companhia faz sucesso hoje que ela será para sempre um símbolo da indústria. O mundo da tecnologia, por exemplo, está recheado de exemplos de grandes empresas que foram marcos de uma época, mas não souberam se reinventar e acabaram sendo engolidas pelo tempo.

Na lista abaixo, elencamos algumas empresas que, no passado, reinaram absolutas em seus segmentos, mas que hoje não passam de divisões pouco importantes, muitas vezes segregadas dentro de outras companhias. Quem será a próxima a vítima do mercado?

5 – Sun Microsystems

A Sun foi a responsável pela criação do sistema de arquivos NFS e do Java, uma linguagem de programação rápida e versátil que até hoje é usada em ampla escala. Considerada uma das maiores empresas de tecnologia na década de 90, ela foi comprada pela Oracle em 2010 e fechou as portas porque a sua atual proprietária tem interesse em manter as patentes.

4 – Compaq

Durante os anos 80 e 90, a Compaq foi sinônimo de PCs especialmente no mundo empresarial. A companhia era a principal fornecedora da IBM, mas aos poucos foi perdendo o seu espaço para Dell. Em 2001, a Compaq foi adquirida pela HP por US$ 25 bilhões e hoje ela é mantida apenas para o desenvolvimento de sistemas simples.

3 – America Online

Quem viveu o final da década de 90 deve se lembrar da America Online, uma empresa que era uma das principais referências para quem acessava a internet. Em seu auge ela chegou a ter mais de 30 milhões de usuários. Porém, depois disso ela acumulou uma série de prejuízos na América Latina, fechando as portas no continente em 2006. A empresa ainda tentou voltar ao Brasil em 2008, mas sem sucesso.

2 – Atari

A Atari foi sinônimo de video game nos anos 80 e 90. Porém, depois de enfrentar uma crise nos anos 80, a empresa nunca mais foi a mesma, até se tornar uma subsidiária da Infogrames Entertainment. A companhia hoje continua atuando no desenvolvimento de jogos, mas não é nem sombra daquilo que foi no passado.

1 – Kodak

Assim como a Atari era sinônimo de video game, por quase um século a Kodak foi sinônimo de fotografia. A empresa nasceu em 1892 e foi uma das maiores do mundo até meados dos anos 2000. Quando a era digital chegou, a companhia não soube se adaptar.

A mudança de estratégia veio tarde demais, e em 2012 ela decretou falência nos Estados Unidos. No ano seguinte, depois de vender muitas de suas patentes, a Kodak tentou voltar ao mercado, mas hoje ela praticamente não tem mais relevância alguma no setor.

...

E não são apenas elas. Vale a pena conferir também a lista com "10 grandes empresas que já estiveram no topo", mas que hoje não estão nada bem.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: