(Fonte da imagem: Reprodução/Re-Timer )

De acordo com uma notícia publicada pelo site gizmag, um par de óculos equipado com lâmpadas de LED promete acertar o relógio biológico de pessoas que viajam constantemente de avião, sofrem de insônia, trabalham em turnos ou que simplesmente não conseguem dormir direito.

Batizado de Re-Timer, o dispositivo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália, e emite uma suave luz verde nos olhos que estimula as regiões do cérebro responsáveis por regular o ciclo circadiano — que influencia nossos padrões de sono, metabolismo e níveis de desempenho, por exemplo —, reproduzindo os mesmos benefícios dos raios solares.

Acerte os ponteiros

Segundo a publicação, inúmeros experimentos realizados pelos pesquisadores apontaram que a luz verde é um dos comprimentos de onda mais apropriados para alterar o ritmo circadiano, e o uso do Re-Timer demonstrou ser, além de seguro, muitas vezes mais eficiente do que o tratamento com medicamentos convencionais.

Assim, para adiantar os ponteiros do relógio biológico, os pesquisadores recomendam o uso do dispositivo por 50 minutos ao dia durante três dias após o despertar, enquanto para atrasar os ponteiros a recomendação é de seguir o mesmo procedimento, mas durante a noite. Interessado em adquirir um par? O Re-Timer está à venda online por AUD$ 249 (cerca de R$ 540).