Aprenda dois truques para surpreender os seus amigos

29/06/2016 às 09:592 min de leitura

Quem não gosta de um experimento simples e com um ótimo efeito visual? Nós separamos dois para que você possa repetir em casa e surpreender os seus amigos:

Gosma mágica

Essa é uma daquelas experiências que as crianças vão amar! Que tal criar uma gosma mágica? Enquanto você estiver manuseando, ela terá uma consistência semelhante a uma massinha, mas é só parar por 1 segundo para que ela comece a escorrer pelas suas mãos.

Gosma mágica

Para começar, você precisa triturar algumas batatas em um processador de alimentos ou cortá-las em pedaços bem pequenos. Depois, coloque tudo em uma panela e cubra com água bem quente.

Gosma mágica

Mexa por alguns minutos, até perceber que a água está ficando um pouco vermelha. Com a ajuda de uma peneira, tire toda a batata da água e deixe o líquido descansar por cerca de 10 minutos. Você vai perceber o surgimento de uma camada branca no fundo do pote.

Gosma mágica

Jogue toda a água fora e fique apenas com essa camada branca. Você vai precisar misturar um pouco de água para limpar o resíduo restante e então é só colocar em um pote mais alto, como uma embalagem de maionese. Tampe bem o recipiente e agite com vontade. Deixe descansar por mais 10 minutos.

Gosma mágica

Novamente, a mistura vai se separar em camadas: a primeira é branca, a do meio parece só conter sujeiras, e a terceira é a água. Vire o pote rapidamente na pia e se livre de toda a água e da sujeira, ficando apenas com a pasta branca.

Gosma mágica

Nesse momento, você estará com uma gosma bem bizarra em mãos. Então, deixe a mistura “descansar” em um pote por uns dois dias – o resultado será um pó branco.

Gosma mágica

Para deixar a sua “gosma” muito mais interessante, pegue uma garrafa de água tônica e jogue aos poucos o líquido no pó branco – você vai perceber que será cada vez mais difícil misturar os dois.

Gosma mágica

Com um pouco de paciência, você logo chegará ao resultado esperado. Agora é só se divertir!

Gosma mágica

Seja você a Elsa, de Frozen

Você sempre sonhou em sair congelando as coisas por aí? Calma, pois este experimento não vai deixar você paralisar aquele seu amigo chato; porém, sem dúvidas, vai surpreender muita gente.

Elsa

Para este projeto, você vai precisar de água purificada – que não contenha qualquer outra substância adicionada. Deixe algumas garrafas no congelador por exatamente 2 horas e 45 minutos. Elas vão continuar líquidas, porém após um simples “peteleco” você vai ver a água congelando bem na palma da sua mão!

Projeto Elsa

Para demonstrar o truque de uma maneira mais interessante, separe um pote com alguns cubos de gelo. Abra a garrafa com muito cuidado e comece a despejar a água sobre os cubos. Pronto, você terá sua própria “escultura” gelada!

Projeto Elsa

Você também pode despejar a sua água purificada em um copo (sempre de maneira delicada) e, quando todos estiverem olhando, basta jogar um cubo de gelo bem no centro.

Projeto Elsa

Agora que você aprendeu o truque, é só usar a sua imaginação!

Projeto Elsa

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: