Descubra como os astronautas transformam urina em água potável no espaço
189
Compartilhamentos

Descubra como os astronautas transformam urina em água potável no espaço

Último Vídeo

Há diversas desvantagens quando se vive no espaço. Uma das mais essenciais é a falta de oxigênio, seguida da inexistência de água em forma líquida. Quando se está trabalhando na Estação Espacial Internacional que orbita nosso planeta, é necessário reutilizar todos os recursos possíveis – isso inclui o próprio xixi dos astronautas.

Através de um complexo processo de purificação, eles conseguem transformar urina em água potável novamente – e diversas vezes. O astronauta canadense Chris Hadfield fez um pequeno vídeo para explicar isso.

Mantimentos espaciais

Há alguns anos, pacotes de água e comida eram levados regularmente para os astronautas. Hoje, eles dispõem de um equipamento capaz de renovar 93% da urina de cada um. Eles dizem, inclusive, que o líquido que bebem é bem mais limpo do que muitas das garrafas de água que bebemos aqui na Terra.

O sistema destilador é composto por centrífugas que purificam toda água e a devolvem em saquinhos prontos para beber. Isso faz da Estação Espacial Internacional um ambiente praticamente autossuficiente – o que é absolutamente necessário quando se está longe da Terra. Confira o vídeo com maiores detalhes de Chris Hadfield:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.